Sob coordenação de Ana Corado, Semtur de Maceió promove encontro de engradecimento para o turismo em Alagoas

Sob coordenação de Ana Corado, Semtur de Maceió promove encontro de engradecimento para o turismo em Alagoas

Aconteceu nesta segunda-feira (30), na sede da Secretaria Municipal de Turismo, em Maceió, uma reunião entre representantes de outras secretarias do segmento turístico de algumas cidades do interior alagoano. A promoção do encontro se reportou para divulgar todo o processo de implantação e funcionamento do projeto “Turismo do Saber”, coordenado pela idealizadora e mentora do programa: Ana Corado. Desde 2016, tal iniciativa vem agregando valores e angariando parceiros de outros municípios, tendo como pilar principal algumas temáticas do desenvolvimento de ações inerentes voltadas a educação turística.

Outro vetor importante na promoção do encontro foi também a sensibilização para secretários de Turismo, Educação, Cultura e Assistência Social de municípios como Barra de São Miguel, Barra de Santo Antônio, Paripueira, União dos Palmares, Marechal Deodoro e São José da Lage que se valeram da oportunidade para conhecer algumas dinâmicas da etapas de implantação, parcerias, metodologia e culminância do projeto.

De acordo com a coordenadora, Ana Cecília, compartilhar a experiência desta projeção com novos municípios possibilita apresentar uma novo formato de sucesso, por meio de novas iniciativas e partindo da realidade de cada cidade. “O Turismo do saber é um projeto intersetorial que conta com diversos parceiros. Para o sucesso da ação, é preciso conhecer seu público e estar preparado para trabalhar com ele. Nossa intenção ao compartilhar nossa experiência exitosa é que tal produto possa nortear o desenvolvimento de iniciativas semelhantes por outras prefeituras alagoanas”, explicou a referida coordenadora.

O projeto

Criado pela Semtur, em consonância com as secretarias municipais de Educação e Assistência Social, o “Turismo do Saber” desponta com o objetivo de despertar o interesse dos estudantes da rede pública municipal para o setor, que atualmente vem se consagrando como uma das principais base econômicas de Maceió e pode, consequentemente, representar futuras oportunidades de emprego, renda e autonomia aos alunos no futuro.

Nesta edição, a iniciativa vai contemplar 750 estudantes do 5º ano de 15 escolas municipais de Maceió, 225 adolescentes assistidos pela Semas e 150 profissionais que têm contato direto com os turistas. Ao todo, serão 1125 participantes nas três modalidades.

Em integração conjunta estão imbuídas à Semtur, Semas e Semed, a Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabs), Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs), Associação da Indústria Brasileira de Hotéis (ABIH) em Alagoas, Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) em Alagoas, Luck Receptivos, Senac, Sesc, Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), Museu da Imagem e do Som de Alagoas (Misa) e Associação Comercial de Maceió.

Foto: ASCOM/Semtur

Marcos Granja

Jornalista - MTE 1905/AL

Artigos relacionados