Seminário analisa desafios e perspectivas do envelhecimento

Lisandro Castro/Governo de Mato Grosso
Pessoas idosas estão numa fila ao ar livre
Em 2045, um quarto da população brasileira deverá ter mais de 60 anos

A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara dos Deputados promove um seminário na próxima quinta-feira (21) sobre as perspectivas e desafios do envelhecimento.

O evento foi proposto pelo presidente do colegiado, deputado Dr. Frederico (Patriota-MG) e pelo deputado Ossesio Silva (Republicanos-PE) e também vai comemorar o Dia Internacional da Pessoa Idosa (1º de outubro) e os cinco anos de criação da Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2045, um quarto da população brasileira deverá ter mais de 60 anos. Esses dados, segundo os parlamentares, reforçam a necessidade de compreender as implicações das mudanças demográficas para que o Estado, a sociedade e a família estejam preparados para essa nova realidade.

Eles lembram ainda que estamos na Década do Envelhecimento Saudável (2020-2030)  e que é cada vez mais necessário discutir a construção e desenvolvimento de políticas públicas que promovam qualidade de vida e que possam permitir que a sociedade entenda o processo de envelhecer de forma mais favorável, benéfica e positiva, desmistificando preconceitos.

Debatedores
Foram convidados para participar do seminário, entre outros:
– a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves;
– um representante do Ministério da Saúde;
– um representante da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG); e
– ex-presidentes da Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa.

A reunião será realizada às 9 horas, no plenário 12.

Os interessados poderão acompanhar o debate, ao vivo, pelo portal e-Democracia, inclusive, enviando perguntas, críticas e sugestões aos convidados.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo