Semas usa cinema na praia para atender população de rua de Maceió

A praia de Pajuçara será palco, na noite desta quinta-feira (19), de mais uma edição do projeto CineRua, promovido pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) como ferramenta para inserir pessoas que estão em situação de rua em Maceió na rede de serviços socioassistenciais.

Articulado pelo Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas) da Semas, a ideia da iniciativa é também fomentar a reflexão e o diálogo entre as pessoas que se encontram em situação de rua, que são atendidos pelos demais programas socioassistenciais.

“Através do CineRua queremos fomentar diálogo e reflexão junto à população de rua, utilizando a exibição de filmes como elemento aglutinador, oferecendo, a partir deste elemento, modelos comportamentais de enfrentamento às circunstâncias adversas a partir de personagens dos filmes exibidos. O CineRua tem caráter itinerante, haja vista a peculiar heterogeneidade dos usuários do SEAS, público alvo deste projeto”, destacou a coordenadora geral de Abordagem à População em Situação de Rua, Priscila Guimarães.

Nesta edição, o CineRua vai exibir, a partir das 19h, na vela de uma jangada localizada na areia da praia de Pajuçara, em frente à base do Corpo de Bombeiros.

“Um dos motivos para a vela da jangada ser escolhida como ponto de exibição é que a mesma é uma embarcação artesanal nordestina e nada mais original do que pegar um elemento que tem encanto e função e aproveitar para convidar os moradores de rua para assistirem a sessão. Um dos propósitos é aproximar essas pessoas que nunca foram ao cinema. Problematizar os espaços nos quais as políticas públicas vêm ganhando vida parece ser uma maneira adequada de construir intervenções assertivas”, reforçou a coordenadora.

O projeto CineRua é realizado há três anos pela Semas e, através da iniciativa, centenas de pessoas em situação de rua nos mais variados bairros de Maceió já foram encaminhados aos serviços disponibilizados pela Prefeitura de Maceió.

Ascom Semas

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo