Semana da Cultura homenageia 3 alagoanas: Sil de Capela, Zeca do Coco e Dona Irineia

No período de 10 a 12 deste mês, o prédio-sede da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), em Maceió, será transformado em um espaço de reverência à cultura alagoana. Com oficinas, exposições, apresentações artísticas e shows musicais, a 8º Semana da Cultura Uncisal terá como tema “Alagoanas” e irá homenagear três mulheres que são referências no estado: Sil de Capela, Zeza do Coco e Dona Irinéia.

“Através das suas artes, essas mulheres levam o nome do nosso estado para o mundo. Nada mais justo que homenageá-las. Também é uma forma de agradecê-las por toda contribuição que dão à cultura de Alagoas”, disse a pró-reitora estudantil Liliane Dizeu.

Logo no início da manhã dessa terça-feira (10), o evento será aberto com a exposição de artesanato com peça da artesã Sil de Capela, no hall da reitoria. Considerada uma das principais referências na arte popular do Nordeste, a artesã  recebeu em maio passado o 13º Prêmio Gustavo Leite de Artista Popular do Ano. Há quase 20 anos Sil começou a trabalhar com a técnica da cerâmica já consagrada com o mestre João das Alagoas. Com o tempo a artesã desenvolveu um estilo próprio e conquistou reconhecimento no Brasil e no exterior.

O coco de roda é outra arte que vai invadir a Uncisal com Maria José Ferreira da Silva, conhecida como “Dona Zeza do Coco”. Uma das sucessoras de Mestra Hilda, há mais de 30 anos dona Zeza divulga o coco alagoano por onde passa. “Dona Zeza do Coco mantém a tradição de um dos folguedos mais populares da cultura alagoana. Estamos muito felizes em trazê-la para a nossa universidade”, completou a pró-reitora.

Na quarta, a partir das 9h, será a vez da universidade receber a exposição de Artesanato “Obras de Mestre Irinéia”, com peças da quilombola e mestre artesã Irineia Rosa Nunes da Silva. Remanescente do povoado quilombola do Muquém,em União dos Palmares, Dona Irineia, como é conhecida,  foi reconhecida  em 2005 como Patrimônio Vivo de Alagoas.  Finalista do Prêmio Unesco de Artesanato da América Latina e Caribe, Dona Irineia conquistou o mundo com suas esculturas. Recentemente ela foi uma das homenageadas pelo Governo do Estado no projeto “Circuito Alagoas Feita à Mão” e teve uma replica da sua obra “O beijo da Mestra Irineia” instalada na orla da Lagoa da Anta, na Praia da Jatiúca.

Programação

A 8ª Semana da Cultura Uncisal é promovida pela Pró-Reitoria Estudantil (Proest/Uncisal) e já entrou para o calendário da instituição pelas atividades realizadas para a comunidade acadêmica e também para a sociedade. Esse ano estão programadas oficinas de origami, teoria musical, maracatu, shiatsu, dança, desenho, yoga, maquiagem drag, turbante, lettering, tranças e técnicas de meditação, entre outras. Todas as oficinas são gratuitas. Além disso, a programação contará com shows das cantoras Natalhinha Marinho, Kel Monalisa, Natasha, Mulheres na Roda de Samba e dos cantores André Rodrigues e Wyron Roberth. Haverá, ainda, exposição fotográfica e de artesanato e tatuagens com a equipe do The house tattoo

Entre as novidades deste ano da Semana da Cultura da Uncisal está o I Concurso culinário com comidas típicas de Alagoas. O concurso terá como jurados os Chefs Paulo Quintella, Tatiana Brasil, a analista e técnica culinária Rossandra Sá e a vice-reitora da Uncisal, Ilka Soares. “A programação foi pensada para atender não apenas a nossa comunidade, mas todas as pessoas da sociedade que queiram participar e prestigiar a cultura de Alagoas”, disse a pró-reitora Liliane Dizeu.  A programação completa está disponível no site www.uncisal.edu.br

Ascom – 10/09/2019

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo