Segurança fará policiamento integrado durante prévias carnavalescas de Maceió

O mês de fevereiro é sinônimo de carnaval. Maceió é reconhecida por suas prévias carnavalescas e atrairá milhares de foliões à orla. Para garantir a tranquilidade de todos que forem prestigiar os blocos e agremiações, a Segurança Pública de Alagoas elaborou um planejamento integrado para todos os dias de evento.

A folia terá início no próximo dia 08, com o Bloco Caveira, que desfilará pela Orla de Pajuçara e Ponta Verde, a partir das 13h. A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) participará das ações integradas e ficará responsável pelas interdições dos trechos ao redor das Avenidas Dom Antônio Brandão e Silvio Viana. Agentes do programa Ronda no bairro estarão distribuídos nas ruas paralelas e transversais do evento realizando patrulhando a região.

Militares da Radiopatrulha (BPRp), Batalhão de Operações Especiais (BOPE), Regimento de Polícia Montada (RPMon), Batalhão de Trânsito (BPTran) e do 1º Batalhão estarão distribuídos ao longo do desfile. O Corpo de Bombeiros empregará unidades de atendimento em solo e no mar, além de realizar patrulhamento na faixa de areia. A Polícia Civil também terá emprego de agentes da Oplit e Asfixia. Por fim, o Grupamento Aéreo dará apoio às equipes que estarão empregadas na ação.

Jaraguá Folia

Com mais de 40 blocos desfilando pelas ruas do bairro histórico do Jaraguá, a prévia que acontece no dia 14 também terá policiamento das forças de segurança. Como nos demais dias, a SMTT estará presente realizando a interdição dos trechos entre a Avenida da Paz e Industrial Cícero Toledo, bem como ruas nas paralelas e transversais ao percurso dos blocos.

A Polícia Militar empregará policiamento a pé e motorizado, com equipes do Bope, RP, RPMon, ROCAM, 1º Batalhão e BPTran. O Corpo de Bombeiros terá equipes para atendimento de resgate e outras ocorrências que possam ocorrer na folia. O Grupamento Aéreo empregará a aeronave que realiza voos noturnos, para patrulhar toda a região. Já a Polícia Civil terá equipes da Oplit e Asfixia, além da Delegacia Móvel.

Sábado Maior

Como tradicionalmente acontece todos os anos, os clarins soarão logo cedo anunciando o Pinto da Madrugada e os demais blocos que desfilarão entre a Orla de Pajuçara e Ponta Verde. Ficará a cargo da SMTT a interdição das ruas ao redor da folia, bem como a orientação de motoristas sobre o trânsito na região.

O Ronda no Bairro será empregado nas ruas paralelas e transversais da Orla, realizando patrulhamento em pontos de ônibus e outros trechos. Haverá também emprego de policiais militares a pé ao longo do trajeto dos blocos, assim como nas redondezas. Além disso, equipes do BPTran, Bope, Radiopatrulha, ROCAM e 1º Batalhão, realizarão o policiamento no evento. Haverá ainda emprego do ônibus da Polícia Militar, que dará suporte aos militares que participarão da ação.

O Corpo de Bombeiros terá equipes de resgate e salvamento e também fará patrulhamento na faixa de areia, orientando banhistas e foliões. Haverá também emprego de agentes da Oplit e Asfixia, da Polícia Civil, além do Grupamento Aéreo.

Banho de Mar à Fantasia

No domingo (16) será a vez do Bloco Vulcão, da Polícia Militar, e o Turma da Rolinha desfilarem pela Orla, encerrando as prévias carnavalescas de Maceió. A SMTT fará a interdição das Avenidas Dom Antônio Brandão e Silvio Viana, além das ruas que dão acesso ao evento.

O policiamento contará com equipes da RPMon, Radiopatrulha, Bope, ROCAM, 1º Batalhão e BPTran, além de policiamento a pé ao longo do evento. Nas ruas que dão acesso à Orla, o Ronda no Bairro fará o policiamento de proximidade.

Também haverá emprego de militares do Corpo de Bombeiros, realizando patrulhamento, resgate e guarda-vidas. As equipes da Oplit e Asfixia, da Polícia Civil, e o Grupamento Aéreo também incrementam o policiamento na região.

O secretário da Segurança Pública, Lima Júnior, destaca a importância da participação das forças de segurança nas prévias de carnaval, por serem eventos que impulsionam o turismo e o comércio.

“Nossa missão é garantir que os eventos transcorram em tranquilidade, assim como tem ocorrido todos os anos. Traçamos um planejamento integrado, demonstrando que a união de esforços é fundamental para o combate à violência”, disse.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo