Sedetur e Ufal discutem projeto tecnológico para geração de energia limpa

Representantes da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) e da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) participaram, na manhã desta quinta-feira (12), de uma reunião técnica para alinhar estratégias tecnológicas para gerar energia limpa através de biodigestor para comunidades e empreendimentos nos municípios de Alagoas.

A reunião, que aconteceu na sala Conselho Estadual do Desenvolvimento Econômico (Conedes), contou com a participação de representantes das superintendências de Energia e Mineração (Suem) e Superintendência de Desenvolvimento Setorial e Regional (Suder), da Sedetur; e professores do Centro de Tecnologia (CTEC) da Ufal.

De acordo com superintendente Suem, Caio Uchôa, a parceria entre o governo de Alagoas e a universidade tem como objetivo colaborar com o desenvolvimento econômico de regiões e municípios a partir da geração de processos de transformação de insumos que seriam descartados em energia.

“A proposta da parceria é unir esforços para acelerar o desenvolvimento regional e responsável diante da tecnologia de geração de energia limpa. A ideia é confeccionar biodigestores para disponibilizar para empreendimentos, cooperativas e associações; permitindo que resíduos transformados em energia reflitam na redução de custos”, explica Caio Uchôa.

A parceria entre a Sedetur e a Ufal deve ser concretizada através de convênio para desenvolver o projeto piloto para em seguida ser replicado nos municípios alagoanos.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo