Secretário de Educação se reúne com conselheiros tutelares

Reunião tirou dúvidas sobre o período escolar, a capacidade da rede de atender os alunos da capital e sobre o início do curso superior de gestão pública na área de educação

Secretário durante reunião com os conselheiros

A promessa do secretário municipal de Educação, Elder Maia, de que nenhuma criança ficará fora da sala de aula a partir deste ano foi reforçada nesta quarta-feira (31) durante reunião com os conselheiros tutelares de Maceió. Durante o encontro, realizado virtualmente, o secretário solicitou dos representantes das comunidades o envio da relação de nomes de alunos que buscaram a pré-matrícula na rede de ensino da capital no início do ano e, por algum motivo, não foram alocadas.

De acordo com Elder Maia, o levantamento de dados garante a capacidade de recepcionar os estudantes. Ele revelou que estão sendo realizadas as tratativas para aquisição de novos prédios para abrigar unidades de ensino. “Como exemplo, posso citar o prédio de uma faculdade particular, localizada na região do Benedito Bentes, que queremos adquirir e irá nos desafogar em termos de vagas”, afirmou o secretário.

Questionado sobre a oferta do transporte escolar, quando as atividades nas escolas passarem para o formato híbrido ou presencial, Elder Maia disse que tudo está preparado para atender aos alunos. “Podem avisar aos pais, mães e responsáveis pelas crianças, que tão logo as atividades retornem, vou assinar a ordem de serviço para atender. Temos uma empresa de transporte, com ônibus e vans, que irá atender ao nosso alunado. Eu mesmo estou na maior expectativa para a retomada das aulas, para ver toda essa logística em funcionamento”, garantiu.

A Câmara Municipal de Maceió aprovou um projeto de lei, em 2019, através do qual institui a necessidade de os conselheiros tutelares possuírem graduação. Rosiná Assis, conselheira tutelar da região administrativa V, perguntou sobre a possibilidade de oferta de um curso que atenda a categoria.

O secretário anunciou que, provavelmente ainda nesse semestre, será oferecido um curso superior de gestão pública na área de educação, em parceria com a Universidade Federal de Alagoas. O objetivo é cumprir com a proposta aprovada pelo Legislativo e que é lei municipal. “Fico muito feliz, pois estava em busca de um curso semelhante, na iniciativa privada, mas essa notícia nos dá uma grande motivação”, avaliou Rosiná. A informação também recebeu os parabéns do conselheiro Ewerton Pita, da região administrativa VIII.

Elder Maia destacou, ainda, que prefere a realização do curso na modalidade presencial, motivo pelo qual vai esperar até que o cenário pandêmico seja controlado e o curso seja ofertado presencialmente.

Delane Barros / Ascom Semed

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo