Secretaria de Processamento Unificado deve acelerar Judiciário de Alagoas

O Poder Judiciário de Alagoas inaugurou sua Secretaria de Processamento Unificado (SPU), nesta quarta-feira (18). Inicialmente, o setor concentrará o cumprimento de atos judiciais, como mandados de citação, intimação e prazos, da 7ª, 8ª e 9ª Varas Criminais de Maceió (Tribunal do Júri).

A intenção é, posteriormente, ampliar a atuação da SPU para todas as unidades judiciárias de Alagoas, de forma a aumentar significativamente a produtividade dos servidores e a celeridade dos processos, conforme experiências em outros estados que já implantaram o setor.

O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Otávio Leão Praxedes, frisou que o maior beneficiado será a sociedade. “O ‘cartório do futuro’ é uma recomendação do Conselho Nacional de Justiça e vai aumentar a nossa produtividade. O juiz terá mais tempo para fazer as audiências e julgar os processos. Tenho certeza que quem vai ganhar muito com isso é quem precisa do Poder Judiciário”.

O juiz auxiliar da Presidência Hélio Pinheiro agradeceu a todos os servidores envolvidos na implantação do projeto e citou os resultados obtidos com a medida no Mato Grosso do Sul. “Para se ter uma ideia de como eleva a produtividade, lá eles conseguem cumprir 40% de todos os processos do estado inteiro, com 203 servidores, na Secretaria Unificada. Os outros 60% dos processos são cumpridos por 1.400 servidores”.

O desembargador Domingos Neto, presidente da Comitê de Gestão de Tecnologia da Informação do TJ, afirmou que a inauguração representa um marco histórico para o Judiciário de Alagoas. “Estamos dando um pequeno passo de uma grande e exitosa caminhada. É uma transformação de um modelo de justiça, um modelo totalmente novo e extremamente eficiente”.

O juiz John Silas, titular da 8ª Vara Criminal da Capital (Tribunal do Júri), explicou como a SPU ajudará na unidade. “Os servidores do cartório terão uma função mais específica, que é trabalhar com as audiências e júris, mas não mais cumprimento de prazos, mandados de citação, intimação, que ficarão a cargo dessa Secretaria. Vai ajudar a desafogar a nossa Vara e fazer com que possamos processar mais ações”.

Participaram da solenidade diversas autoridades, entre elas os desembargadores do TJ José Carlos Malta, Elisabeth Carvalho, Fábio Bittencourt, Pedro Augusto Mendonça, Klever Loureiro, Fernando Tourinho e Alcides Gusmão.

Homenagem

O local recebeu o nome do juiz Frederico George Brotherhood Medeiros. Filho do homenageado, Rodrigo Luiz Duarte Medeiros agradeceu.  “Em nome da minha família, agradecemos e ficamos muito honrados em ele ser eternizado dentro do Poder Judiciário, para o qual ele tinha vocação e era extremamente apaixonado, a vida inteira”.

Ascom – 18/07/2018

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo