Seca agrava situação nos municípios e prefeitos solicitam ações do Governo Federal

Para enfrentamento a seca, prefeitos do Sertão e Semiárido vão criar uma comissão para cobrar mais ações do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), por meio da Secretaria Nacional de Defesa Civil. Há um ano, a operação “Água é Vida”, que é executada pelo Estado com recursos da União, está suspensa. Apenas o 59º BMTz mantem a operação “Pipa” distribuindo água potável nos municípios.

O presidente da AMA, Hugo Wanderley, diz que os gestores querem uma audiência com o ministro para mostrar que as fracas chuvas que caíram não foram suficientes para garantir o abastecimento. Wanderley também anunciou que vai solicitar ao governador Renan Filho ações multisetoriais, a exemplo do que já foi feito em anos anteriores. Com a presença de prefeitos, o assunto foi discutido em uma reunião para o planejamento das próximas ações.

Com o verão, a estiagem volta a assolar os municípios da região do Sertão e Agreste. O Governo Estadual decretou a situação de emergência de 42 municípios por 180 dias. O decreto foi publicado no Diário Oficial do Estado, da última quarta-feira (20).

De acordo com a publicação, os impactos da seca vêm provocando perdas significativas na agricultura e pecuária do semiárido, comprometendo até mesmo o abastecimento de água para o consumo humano.

A medida é necessária para acelerar as ações de ajuda à população dos municípios afetados pela seca. Assim, fica declarada situação de anormalidade e emergência nos seguintes municípios: Água Branca, Arapiraca, Batalha, Belém, Belo Monte, Cacimbinhas, Canapi, Carneiros, Coité do Nóia, Craíbas, Delmiro Gouveia, Dois Riachos, Estrela de Alagoas, Girau do Ponciano, Igaci, Inhapi, Jacaré dos Homens, Jaramataia, Lagoa da Canoa, Major Izidoro, Maravilha, Mata Grande, Minador do Negrão, Monteirópolis, Olho d’Água das Flores, Olho d’Água do Casado, Olho d’Água Grande, Olivença, Ouro Branco, Palestina, Palmeira dos Índios, Pão de Açúcar, Pariconha, Paulo Jacinto, Piranhas, Poço das Trincheiras, Quebrangulo, Santana do Ipanema, São José da Tapera, Senador Rui Palmeira, Tanque d’Arca e Traipu.

Ainda de acordo com o Decreto, os órgãos estaduais localizados nas áreas atingidas, competentes para a atuação específica, adotarão as medidas necessárias para o combate à Situação de Emergência, em conjunto com os órgãos municipais.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo