Saúde reforça a importância da alimentação saudável para prevenção de doenças

Segurança nutricional e hábitos saudáveis podem ajudar, inclusive, no controle de predisposições genéticas, diz especialista

A segurança nutricional tem ocupado reconhecido protagonismo na promoção, manutenção e recuperação da saúde humana. Hábitos alimentares saudáveis são fortes aliados na obtenção de maior qualidade de vida por contribuir, de forma decisiva, para o fortalecimento do sistema imunológico e, com isso, evitar o desenvolvimento de doenças no organismo. Na rede municipal de saúde, profissionais da Nutrição orientam a população usuária para a adoção de práticas alimentares saudáveis.

Iara Vieira é atendida na Unidade de Referência em Saúde Dr. Ib Gatto Falcão, no Tabuleiro do Martins, e conta que, há um ano, procurou acompanhamento nutricional no local por estar com a saúde de seu fígado tão comprometida a ponto de necessitar de transplante do órgão. Desde então, ela diz que só teve ganhos e, recentemente, descobriu que os novos hábitos estão ajudando seu fígado a se regenerar.

“Antes, minha alimentação era baseada em pizzas, pães, refrigerantes e isso prejudicou muito minha saúde. Eram tonturas frequentes, falta de ar, indisposição que mostravam como meu organismo estava mal. Descobri o problema do meu fígado e entrei para lista de transplante, mas com a graça de Deus e a ajuda da nutricionista eu estou cada dia melhor e não vou mais precisar ser transplantada”, conta a doméstica. 

Dona Iara modificou toda sua alimentação e já alcançou excelentes resultados. Foto: Polyanna Monteiro/ Ascom SMS

A nutricionista da unidade, Carla Marinho, destaca a alimentação saudável como primordial para quem deseja que o organismo atue em sua máxima capacidade e diz que é possível, com bons hábitos, se livrar, inclusive, da predisposição genética a doenças.

“O alimento pode ser um vilão ou um impulsionador para a atuação do nosso corpo, pois ele é o responsável por dar o combustível que precisamos para desenvolver nossas atividades diárias. Ao consumirmos alimentos saudáveis, ajudamos nosso organismo a funcionar em sua melhor versão e evitamos o surgimento de muitas doenças, até mesmo daquelas que já estávamos predispostos a desenvolver”, explica a nutricionista.

Carla Marinho atende na Unidade de Referência em Saúde Dr. Ib Gatto Falcão. Foto: Polyanna Monteiro/ Ascom SMS

Carla Marinho afirma, ainda, que alimentos caseiros são os mais indicados para quem deseja ter hábitos mais saudáveis e que o consumo frequente de frutas e verduras é igualmente importante para o ser humano.  

“A máxima deve ser sempre descascar mais e desembalar menos. Comer comida feita em casa, caprichar nas frutas, verduras e raízes. Optar por frango, ovo, carne ou qualquer fonte de proteína saudável e evitar enlatados. Precisamos ter o hábito de consumir alimentos na sua forma mais natural possível, nos hidratar ao máximo e, dessa forma, aumentaremos as chances de sermos mais saudáveis”, explicou.

Dia do Nutricionista

A data foi comemorada no último dia 31 de agosto e vem reforçar a importância da profissão na promoção da saúde das pessoas. O profissional tem como áreas de atuação hospitais, escolas, ginásios esportivos e clínicas particulares, entre outros.

Para dar assistência ao usuário SUS, a Saúde de Maceió conta com 58 nutricionistas que estão distribuídos nas unidades de saúde da capital; Centros de Atenção Psicossocial, Serviço de Atenção Domiciliar, Centro de Saúde do Trabalhador, Serviço de Atenção à Saúde do Servidor, Centro Especializado em Reabilitação – CER III e Núcleo Ampliado de Saúde da Família.

O acesso ao serviço se dá através de agendamento realizado por meio do Sistema Regulador do município nas Unidades de Saúde de Maceió.

Polyanna Monteiro/ Ascom SMS

Sair da versão mobile