Saúde realiza ações em alusão ao Dia Mundial Sem Tabaco

Com o objetivo de orientar a população sobre os malefícios do uso do cigarro, o Programa Municipal  de Controle do Tabagismo realiza ações no Centro da cidade e em unidades de saúde, nesta sexta-feira (31), em alusão ao Dia Mundial sem Tabaco.

Com o tema Tabaco e Saúde Pulmonar a campanha traz esse ano uma abordagem sobre as doenças pulmonares que podem surgir por meio do consumo do tabaco.

Na parte da manhã, das 8h às 12h, o evento acontecerá no Centro da cidade, em frente às Casas Bahia, e contará com orientações sobre doenças relacionadas ao tabaco, aferição de glicemia e pressão arterial, informações nutricionais, realização de práticas corporais e atividades físicas e vacinação contra a influenza.

O Núcleo Ampliado de Saúde da Família (Nasf) da USF São José, que fica no Canaã, fará uma caminhada, às 7h30, para conscientizar a comunidade sobre as doenças pulmonares que o cigarro pode trazer. O evento contará ainda com palestra sobre a temática da campanha deste ano.

A partir das 14h, o 2º Centro de Saúde Dr. Diógenes Jucá Bernardes, localizado no Poço, contará com o pneumologista, psiquiatra, a equipe do programa  e pacientes. Na unidade também haverá palestras sobre as doenças pulmonares.

As ações seguem no dia 3 de junho na USF Rosane Collor, e na USF Sérgio Quintella, localizada no bairro Santa Lúcia, será no dia 13.

 Núcleos de Tratamento do Tabagismo

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) conta com cinco Núcleos de Tratamento do Tabagismo em Unidades de Saúde, além de dois em parceria com o Hospital Universitário e Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal). O objetivo do núcleo é auxiliar pessoas e  reunir pessoas que têm o desejo e a necessidade de largar o vício do cigarro, por uma equipe multidisciplinar.

Para participar do tratamento não há necessidade de encaminhamento. O paciente só precisa ir ao núcleo mais próximo de sua comunidade ou ao 2º Centro, às quartas-feiras, portando o RG e o cartão SUS, para fazer uma inscrição. No local, existe uma lista de espera e as pessoas são chamadas para novos grupos de acordo com o surgimento de vagas.

Os núcleos estão no 2º Centro de Saúde (Poço), na USF Aliomar Lins (Benedito Bentes), USF Dídimo Otto (Benedito Bentes), USF Durval Cortez (Prado) e UBS João Paulo II (Jacintinho), além da Uncisal e HU.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo