Saúde promove palestra sobre envelhecimento saudável para servidores

Ação faz parte da programação desenvolvida em comemoração ao Dia do Idoso, celebrado em 1º de outubro

Envelhecer com vitalidade foi o tema apresentado, nesta terça-feira (28), pelos profissionais do Serviço de Atenção à Saúde do Servidor (Sass) com trabalhadores que compõem o quadro da Saúde de Maceió. A ação faz parte da programação criada pelo Programa de Atenção à Saúde da Pessoa Idosa em alusão ao Dia Nacional e Internacional da Pessoa Idosa, comemorado no próximo dia 1º de outubro.

Durante a atividade, o educador físico e a nutricionista do Sass falaram sobre a importância dos cuidados com a alimentação e exercícios físicos para desfrutar de mais saúde na chamada “Melhor Idade”.

Profissionais debateram sobre formas de envelhecimento saudável na manhã desta terça-feira (28). Foto: Ascom SMS

Como ponto principal de sua fala, o educador físico José Carlos Minin defendeu a musculação supervisionada como atividade que vem devolvendo a força muscular para muitos idosos que passam a se sentir mais saudáveis e dispostos a acompanhar suas atividades diárias.

“Quando pensamos em atividade física para a pessoa idosa, imaginamos exercícios mais leves como caminhada ou hidroginástica, mas os estudos científicos têm demonstrado que atividades físicas mais pesadas, como a musculação, têm maior eficiência para aquisição de tônus muscular e melhora de condicionamento físico para essa faixa etária”, explica José Carlos.

Educador físico do Serviço de Atenção à Saúde do Servidor da Saúde Municipal. Foto: Ascom SMS

O profissional informa que muitas doenças também podem ser evitadas quando o idoso pratica exercícios com a frequência e supervisão adequadas. “Diariamente, me deparo com idosos que conseguiram minimizar ou até suspender o uso de medicamentos para doenças como diabetes ou hipertensão arterial devido à prática regular de exercícios planejados e direcionados para o seu perfil em saúde”, relata José Carlos.

Seguindo nessa mesma linha de cuidado individualizado, a nutricionista do Sass, Franciane Lins, alertou os participantes para o fato de que a alimentação da pessoa idosa também precisa estar de acordo com o que o corpo de cada pessoa apresenta de potencialidades ou necessidades.

“Como em todas as idades, o cuidado deve ser personalizado e estar alinhado com o que aquela pessoa precisa. Existem necessidades gerais que todos os idosos tendem a apresentar como, por exemplo, a deficiência de cálcio, mas há também aquelas que devem sem supridas a partir de um planejamento alimentar específico para se alcançar maior bem-estar e vitalidade”, afirma a nutricionista.

Nutricionista fala sobre a importância da alimentação adequada para a pessoa idosa. Foto: Ascom SMS

A servidora Raquel Guimarães esteve presente na ação e falou sobre a importância de discutir alternativas para aumentar a qualidade de vida da pessoa idosa. “É um tema muito importante, pois todos nós iremos nos tornar idosos algum dia e aprender mais sobre como posso fazer para chegar lá com vitalidade e saúde vai me ajudar muito nesse caminho”, destacou a servidora.

Raquel Guimarães escutou com atenção todas as informações repassadas na ação. Foto: Ascom SMS

Mais ações da Saúde

A programação em alusão ao Dia do Idoso continuará durante toda a semana. Nesta quarta-feira (29), a psicóloga Liliana Fábia abordará com os servidores da Saúde municipal o tema “Saúde Mental e o Envelhecimento em Tempos de Pandemia”. Na quinta-feira (30) a equipe multidisciplinar do SASS continuará as avaliações físicas agendadas por  servidores da SMS acima dos 60 anos, iniciadas no ultimo dia 27.

O encerramento das atividades ocorrerá na próxima sexta-feira (1) numa comemoração especial que será realizada na sede da Secretaria Municipal de Saúde,  com apresentação cultural, orientações sobre o tema e brindes para os servidores órgão.

Dia do Idoso nas unidades

Além das ações na sede da SMS, as unidades de saúde do município também estarão desenvolvendo atividades coletivas voltadas à proteção e à linha de cuidado com a população acima dos 60 anos, baseadas em subsídio técnico disponibilizado pelo Programa de Atenção à Saúde da Pessoa Idosa.

A Unidade de Saúde da Família (USF) Village Campestre I já está com sua programação definida. De segunda a quinta-feira, a equipe da unidade estará mobilizada na realização de palestras para os usuários em salas de espera. Nesses dias, serão abordados temas relacionados ao respeito à pessoa idosa, prevenção de quedas, envelhecimento saudável, vacinação e os desafios do envelhecimento. Para o dia 1º de outubro, a atividade escolhida para comemorar a data será uma roda de conversa sobre qualidade de vida na velhice, seguido de lanche coletivo com frutas.

“As atividades refletem o direcionamento que o Programa tem repassado às unidades, que visa contemplar o aspecto clínico, funcional e psicossocial da pessoa idosa, como prevê a política nacional dessa área, garantindo a esse público-alvo a atenção integral necessária, proporcionando assim uma vivência mais tranquila e saudável”, ressalta o fisioterapeuta do Programa, Marcus Vinicius de Jesus.

Polyanna Monteiro – Ascom/SMS

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo