Ronaldo Lessa quer recursos de emendas das áreas atingidas em Alagoas e cobra do governo medidas de prevenção contra enchentes

Coordenador da Bancada Federal de Alagoas apoia Comissão da Câmara que vai ao estado e anuncia reunião com governo

O coordenador da Bancada Federal de Alagoas no Congresso Nacional, deputado federal Ronaldo Lessa (PSB), defendeu nesta quarta-feira, 07, em reunião com o colegiado, a liberação de recursos de emendas das áreas atingidas pelas enchentes que atingiram o estado nas últimas semanas.

O parlamentar também cobrou do governo federal medidas permanentes de prevenção contra enchentes. Ele ainda anunciou para julho uma reunião da bancada na Assembleia Legislativa de Alagoas, envolvendo o Ministério da Integração nacional, o Governo do estado e dirigentes do CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia). Informou a Agência Política Real.

O primeiro tema da reunião da bancada alagoana foi sobre o apoio do grupo à Comissão da Câmara dos Deputados que vai ao estado na próxima semana. “Depois das enchentes nós ainda não tínhamos ainda reunido a bancada e agora é hora de ver no que a gente pode ajudar”, disse Ronaldo Lessa.

Comissão Externa

O deputado João Henrique Caldas/JHC (PSB), por exemplo, foi autor do requerimento aprovado no dia 31 de maio pelo Plenário da Câmara dos Deputados propondo a criação de uma comissão externa temporária de parlamentares para acompanhar a situação de Alagoas e de Pernambuco, atingidos por fortes chuvas nas últimas semanas.

A comissão foi composta na terça-feira, 06, e está definindo os locais que serão visitados e reuniões nas assembleias Legislativas  de Pernambuco e Alagoas.

JHC disse que o objetivo do grupo é verificar in loco  a situação das comunidades atingidas pelas chuvas nas duas unidades da federação. O parlamentar disse que as enchentes desabrigaram 54 mil pessoas, vitimou sete e levou 51 municípios a decretarem estado de emergência.

“[A partir daí] propor à Câmara dos Deputados, bem como ao Governo Federal, as medidas de suporte necessárias ao pronto atendimento da situação de calamidade e realizar ampla fiscalização sobre a aplicação dos recursos federais alocados, tendo em vista a malversação/mal-uso havidos em situações análogas, como a enchente ocorrida em Alagoas no ano de 2010”, justificou o deputado, autor do pedido de criação da comissão.

Recursos de emendas

Ronaldo Lessa revelou que outra questão discutida pela bancada alagoano no Congresso Nacional “é foi junto ao governo federal a prioridade na liberação de recursos das emendas  nas regiões atingidas”.

Segundo Lessa, o Ministério da Saúde já disponibilizou recursos. “Falta a gente ampliar para outros ministérios para ver uma forma de atendimento. Não é tirar de outro canto, outra pasta. Mas dar prioridades ás emendas que estão destinadas às regiões atingidas, em relação ás outras emendas”, explicou Lessa.

Reunião na Assembleia

O coordenador também destacou ainda a necessidade da bancada federal de Alagoas fazer uma reunião com representantes do CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia), do Ministério da Integração Nacional e do Governo do Estado, na Assembleia Legislativa local.

“Queremos realizar essa reunião no mês de julho ou agosto, porque o que diminui um pouco as consequências da chuvas em Pernambuco foram as barragens e precisamos fazer isso também em Alagoas, pois a barragem tanto retém a água na época da seca, com também na enchente, para fazer o controle da vazão”, disse o coordenador.

Medidas de prevenção 

Lessa cobrou do governo medidas de prevenção das comunidades contra enchentes para que a população não seja mais surpreendida.

“Eu fui governador do estado, de 2000 a 207, foram registradas quatro enchentes e não nenhuma solução nesse 17 anos. A gente tem que encontrar soluções de prevenção, que só podem ser feitas com a ajuda do governo federal”, acrescentou.

10/06/2017

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo