Rodrigo Cunha inaugura em Maragogi estação de tecnologias avançadas para formação rumo ao primeiro emprego

O senador Rodrigo Cunha (PSDB) destacou que a chegada de “mais uma Unidade do Programa 4.0 em Alagoas, desta vez em Maragogi, reforça o apoio necessário à qualificação de nossos jovens e, sobretudo, abre oportunidades para quem vai em breve ingressar no mercado de trabalho e precisa estar preparado para garantir seu primeiro em emprego em setores ligados à tecnologia”. A afirmação do senador foi feita durante a solenidade de inauguração da unidade do Programa Espaço 4.0 em Maragogi, Litoral Norte de alagoano, realizada na manhã desta segunda-feira (20).

Graças a investimentos de R$ 2 milhões de reais garantidos em Brasília pelo senador Rodrigo Cunha, o Instituto Federal de Alagoas (Ifal) está dando sequência às inaugurações das unidades do chamado Programa Espaço 4.0 em seus campi no interior do estado. Após o lançamento do primeiro laboratório do Programa em Palmeira dos Índios, nesta segunda-feira foi a vez de Maragogi receber a sua unidade do Espaço 4.0. “A estes R$ 2 milhões se somam outros recursos que nosso mandato está investindo em Alagoas, sempre tendo como foco o desenvolvimento de nosso estado e de nossa gente”, destacou Rodrigo Cunha.

Após a inauguração, a próxima etapa para a implementação do Programa neste campus do Ifal do Litoral Norte será o lançamento de edital para contratação de professores que ministrarão os cursos. Em seguida, ocorrerá a seleção de jovens de 15 a 29 anos que participarão das capacitações tecnológicas. O Espaço 4.0 do Ifal de Maragogi vai ofertar cursos de desenho 2D, desenho e impressão 3D, introdução à programação web, desenvolvimento de aplicativos, montagem e manutenção de computadores para jovens do município d eregião. Também estão na lista cursos de instalação e configuração de redes de computadores, eletrônica básica, internet das coisas e robótica educacional.

O Espaço 4.0 do Ifal foi um dos primeiros a serem lançados em todo o Brasil. O Espaço é uma espécie de laboratório em formato de container equipado com impressoras 3D, tablets, computadores, kits de Internet das Coisas e de Robótica Educacional e drones, entre outros equipamentos. O objetivo dos laboratórios é proporcionar aos jovens o acesso aos recursos tecnológicos necessários para aumentar as perspectivas de ingresso no mercado de trabalho. A meta é capacitar jovens em situação de vulnerabilidade socioeconômica para atuar na produção de protótipos e soluções de alta tecnologia para a indústria e a comunidade.

O cronograma de atividades do Espaço 4.0 no Ifal alagoano prevê a inauguração de laboratórios também nos campi Santana do Ipanema, Viçosa, Arapiraca e São Miguel dos Campos e Rio Largo, até março de 2022.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo