Resultados da Operação Guardiões do Bioma são apresentados durante Conferência do Clima

Os resultados da Operação Guardiões do Bioma, ação inédita de combate às queimadas e aos crimes ambientais, foram apresentados pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, em rodada de conversa com o ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, na abertura da participação do Brasil na 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP26). O encontro aconteceu na segunda-feira (1), durante o painel Plano de Combate ao Desmatamento Ambiental, em Brasília (DF).

“Temos dados relevantes, que são fruto da integração entre os Ministérios, as forças policiais, forças de combate aos crimes e repressão ao desmatamento e às queimadas no Brasil. Isso tem funcionado muito bem neste segundo semestre e os resultados já aparecem”, destacou o ministro Anderson Torres.

A Operação Guardiões do Bioma, iniciada em agosto de 2021, e que entra para o calendário oficial de operações do país, atua em combate ao desmatamento ilegal a incêndios florestais nos biomas Amazônia, Cerrado e Pantanal.

A ação com a participação de diversos ministérios e é realizada por profissionais do Corpo de Bombeiros Militares, Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio).

O ministro ainda destacou que, no período em que o Brasil enfrenta sua maior seca em 100 anos, a Operação fez a diferença. Combateu mais de 16.500 incêndios florestais em 11 Estados.

Em três meses, a Guardiões do Bioma registrou, ainda, mais de 3.200 ações preventivas e cerca de 1.500 multas aplicadas. A atuação também foi responsável pela apreensão de 120 maquinários e mais de 5 mil metros cúbicos de madeira, além de ter resgatado 1.000 animais.

Acordo de Cooperação Técnica

O trabalho dos Ministério será reforçado. Os ministros Anderson Torres e Joaquim Leite assinaram acordo de cooperação para integração de dados, sistemas e políticas voltados à proteção e combate ao desmatamento. O objetivo é fortalecer ações de proteção ambiental e repressão a ilícitos contra o meio ambiente, por meio de ações conjuntas, com atuação ostensiva e investigativa do MJSP.

Com informações do Ministério da Justiça e Segurança Pública

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo