Renan entrega a Fachin resumo da defesa no processo da Lava Jato em que foi denunciado

O ministro do STF ainda nem definiu a data do julgamento

Renan Calheiros, presidente do Senado (Foto: Mateus Bonomi/AGIF/Folhapress)

O advogado Luís Henrique Machado, criminalista que defende o senador Renan Calheiros (PMDB-AL), tem conversado com ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) nos últimos dias para apresentar um resumo dos argumentos do parlamentar contra a denúncia da Procuradoria-Geral da República no âmbito da Lava Jato – no juridiquês, os memoriais. Renan foi denunciado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro pelo chefe do Ministério Público Federal, Rodrigo Janot, em dezembro do ano passado. São também réus na ação o deputado Aníbal Gomes (PMDB-CE) e Paulo Twiaschor, executivo da Serveng, fornecedora da Petrobras. A informação é do jornalista Marcelo Rocha da Coluna Expresso Época

A procuradoria acusa Renan de ter negociado com a Serveng, com o auxílio de Gomes e a participação do ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa, propina disfarçada de doações de campanha em 2010. Foram repassados R$ 800 mil pela Serveng, em duas parcelas, ao diretório nacional do PMDB, que mandou o dinheiro para o comitê de campanha do senador.

Embora ainda não exista data marcada para o julgamento da denúncia, os advogados dos réus estão batendo à porta dos ministros do Supremo. A defesa de Renan se reuniu com Edson Fachin nesta quarta-feira (9) e com Gilmar Mendes na terça-feira (8). O advogado Augusto Botelho, que defende o executivo da Serveng, esteve com Fachin nesta quinta-feira (10).

 

Coluna Expresso Época

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo