Remédio para pressão alta: 10 medicamentos e como controlar naturalmente

A hipertensão é uma doença que afeta mais de 30 milhões de pessoas no Brasil, mas apenas 50% está ciente da condição, aponta o Ministério da Saúde. Isso acontece porque o problema só apresenta sintomas quando a pressão arterial está muito alta.

Pressão alta: o que é

Segundo a Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH), uma pessoa está em estado de alerta para hipertensão quando apresenta pressão arterial 14 x 9. A medida se dá pela soma da pressão arterial sistólica e diastólica.

A primeira é a força do sangue sobre as artérias e a segunda refere-se à resistência das artérias contra o sangue. Ou seja, a pressão é considerada alta quando a medida é igual ou superior a 14 (sistólica) por 9 (diastólica), diz o MSN.

Sintomas

Os sintomas de pressão alta normalmente só aparecem quando a condição apresenta seu pico. Os sinais mais comuns de hipertensão e que devem receber socorro médico imediato são:

Se não for corretamente tratada, a hipertensão pode aumentar os riscos de acidente vascular cerebral (AVC), infarto, doença renal crônica, além de hipertrofia do músculo do coração, que provoca arritmia cardíaca.

Tratamento

A hipertensão não tem cura, mas pode ser controlada de forma simples com tratamento medicamentoso e mudanças de hábitos. Somente o médico poderá determinar o melhor método de tratamento para cada paciente.

Quais são os remédios mais usados para tratar pressão alta?

Atualmente há disponível uma grande quantidade de medicamentos para pressão alta e cada paciente deve verificar com o médico qual a opção considerada mais relevante para seu próprio tratamento.

Remédios para hipertensão precisam ser tomados pela vida inteira. As doses, porém, podem precisar de ajuste de tempos em tempos, dependendo das condições em que se encontra o paciente. Os nomes de remédios que tratam pressão alta mais comuns são:

Remédio para pressão alta: efeitos colaterais

Na maioria dos casos, medicamentos usados atualmente para controlar pressão alta são bem tolerados, mas, como todo fármaco, pode causar efeitos colaterais, como:

Diante de sintomas do gênero, o paciente deve alertar o médico para conhecer a possibilidade de diminuir a dose do remédio ou mesmo realizar uma substituição.

Causa impotência?

Durante anos, remédios para baixar a pressão foram relacionados à disfunção erétil. No entanto, o tratamento oferecido atualmente não altera em nada o desempenho sexual nem de homens, nem de mulheres, segundo informações do Hospital Sírio-Libanês.

Como baixar pressão alta em casa

Além do tratamento medicamentoso, a ser definido pelo médico quando necessário, a hipertensão pode ser controlada com modificações no estilo de vida. As recomendações da Sociedade Brasileira de Hipertensão são:

08/04/2019

Sair da versão mobile