Relatório de balneabilidade das praias é divulgado pelo IMA

Documento relaciona as condições de 60 trechos do Litoral Alagoano

5f8d07886f1f1808e8421c730397ece3_L
No Litoral Sul, dos 18 trechos monitorados, quatro não estão recomendados para os banhistas. Foto: Neno Canuto 
O Instituto do Meio Ambiente divulgou, nesta sexta-feira (3), o relatório de balneabilidade das praias com as condições encontradas em 60 trechos específicos do Litoral Norte, Litoral Sul e de Maceió. O documento produzido pelo Laboratório de Estudos Ambientais apresenta os locais considerados próprios e impróprios para banho.

A definição das categorias segue o que determina a Resolução 274/2000 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). Considerando a quantidade da bactéria Escherichia coli (E.coli), patógeno ou transmissora de doenças, encontrada nas amostras coletadas.

Essa semana as coletas foram realizadas no dia 31 de maio, quando houve registro de chuvas na região costeira. Dessa forma, os resultados indicam que há 18 locais que devem ser evitados pelos banhistas e 42 pontos considerados próprios para banho.

No Litoral Norte, dos 22 pontos onde foram realizadas as coletas, 11 estão indicados como próprios para banho. Já em Maceió, houve um aumento de três pontos impróprios em relação à semana passada. Dos 20 trechos monitorados, sete não estão recomendados para banho. Entre os recomendados, há trechos no Pontal da Barra, Jacarecica, Guaxuma, Garça Torta, Mirante e Ipioca.

No Litoral Sul, dos 18 trechos monitorados, quatro não estão recomendados para os banhistas. As praias do Pontal do Coruripe, Duas Barras, Gunga, Barra de São Miguel, Francês e todas que vão de Marechal Deodoro até a divisa de Alagoas, em Piaçabuçu, estão próprias para banho.  Mesmo assim, os técnicos alertam que, principalmente em casos de chuvas fortes, as galerias de águas pluviais e fozes de rios devem ser evitados.

O documento na integra pode ser conferido no site do IMA, com os mapas de localização de cada ponto: www.ima.al.gov.br.

Elayne Pontual – Agência Alagoas

Artigos relacionados