REGIÃO NORTE! Programa Vida Nova nas Grotas avança para o interior de Alagoas

Governador Renan Filho autoriza início da construção de escadaria de 800 metros de extensão em povoado da Barra de Santo Antônio

Consolidado em Maceió, o Programa Vida Novas nas Grotas deu, nesta quinta-feira (10), mais um passo importante no processo de interiorização de suas ações de mobilidade urbana. O governador Renan Filho e os secretários de Estado do Transporte e Desenvolvimento Urbano, Mosart Amaral, e de Infraestrutura, Maurício Quintella, assinaram a ordem de serviço para a construção de uma escadaria no povoado Santa Luzia, em Barra de Santo Antônio, Litoral Norte de Alagoas.

“Além de Maceió, onde está consolidado, o programa já foi levado para São José da Laje e Marechal Deodoro; agora chega à Barra de Santo Antônio. Será uma transformação importante, um novo rumo para o interior. O Vida Nova nas Grotas amplia suas divisas e resolve o problema das pessoas onde elas moram”, comentou Renan Filho.

Desde 2015, o Vida Nova nas Grotas já aportou R$ 107 milhões em melhorias estruturantes e de mobilidade; ações de saúde, empreendedorismo e atividades educativas e de lazer para 54 localidades de Maceió. Até agora, 38 delas já ficaram prontas e 16 seguem com obras em andamento. O objetivo é contemplar a totalidade dos 100 assentamentos urbanos situados na cidade, beneficiando mais de 300 mil pessoas ao final.

“Estamos, cada vez mais, interiorizando o Vida Nova nas Grotas e ampliando as ações na capital. Trata-se de um programa consolidado e premiado internacionalmente pelas Nações Unidas. Ele muda de verdade a vidas das pessoas e gera demandas e expectativas no interior do estado”, acrescentou Renan Filho.

A escadaria que será construída no povoado de Santa Luzia, na Barra de Santo Antônio, terá 800 metros de extensão e contará com investimento aproximado de R$ 600 mil. O prazo para conclusão da obra de mobilidade urbana é de 90 dias.

“É a retomada da interiorização do Vida Nova nas Grotas, um programa bem avaliado e que tem dado certo, premiado internacionalmente”, destacou Mosart Amaral. A deputada estadual Cibele Moura, que fez a requisição da obra ao Governo do Estado, participou da solenidade de assinatura da ordem de serviço.

“O Vida Nova nas Grotas mudou muitas comunidades aqui em Maceió e eu não tenho dúvidas que, também, vai mudar a vida dos moradores do povoado de Santa Luzia. É uma obra que vai beneficiar toda a Barra de Santo Antônio”, avaliou a parlamentar.

Reforma de casas em Olho D’Água

O secretário Maurício Quintella explicou que o Vida Nova nas Grotas tem duas vertentes. A primeira delas atua na infraestrutura, ou seja, na requalificação estrutural dessas localidades, por meio de obras de mobilidade urbana executadas pela Secretaria de Estado do Transporte e do Desenvolvimento Urbano (Setrand).

A segunda vertente, desenvolvida pela Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), se concentra na recuperação dos imóveis dos moradores, que apresentam problemas estruturais. Dessa forma, só em Maceió, o Governo do Estado está atuando na reforma de 5 mil unidades habitacionais. De acordo com Quintella, esse tipo de benfeitoria também será estendido ao interior do estado.

“Em Olho D’Água das Flores, vamos reformar agora 200 casas, também nos mesmos moldes do Vida Nova nas Grotas e isso representa, sem dúvidas, a interiorização desse programa que é um sucesso aqui na capital e será, também, no interior do estado”, concluiu o secretário da Infraestrutura




Botão Voltar ao topo