Reforma vai melhorar atendimento na UPA Benedito Bentes

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Benedito Bentes, na parte alta da cidade, passou por uma reforma para melhorar o atendimento à população. A reforma, que durou cerca de 60 dias, contemplou fachada, recepção, registro de paciente e classificação.

O projeto seguiu estudos de Engenharia Hospitalar já experimentados em outras unidades administradas pelo Instituto Saúde e Cidadania (Isac), responsável pela administração das UPAs de Maceió. “Estamos mudando para melhorar ainda mais o nosso atendimento. A alteração da estrutura predial deu uma dinâmica mais favorável ao fluxo em nossa unidade”, disse a diretora da unidade, Rhaissa Paz.

Foram construídas duas salas para classificação de pacientes e uma nova brinquedoteca, além da transferência da sala do Serviço Social, que agora ficou mais próximo da entrada. A ideia implementada respeita ainda mais o Protocolo de Manchester, com o objetivo de otimizar o atendimento aos pacientes.

“O registro do paciente agora é imediatamente assinalado no sistema, o que permite um maior controle do fluxo na administração e também para o paciente. Todos podem acompanhar o tempo de atendimento com mais segurança e respeito ao fluxo de classificação”, destaca a diretora técnica da UPA, Sandra Gico.

A UPA Benedito Bentes é classificada como Porte III e atende cerca de 450 pacientes por dia, nas especialidades de pediatria, clínica médica, ortopedia, odontologia e serviço social. O sistema de acolhimento e classificação de risco prioriza o atendimento por gravidade e não por ordem de chegada, em consonância com as orientações do Programa Nacional de Humanização (PNH).

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *