Rede Ebserh firma parceria com CNPq para desenvolvimento técnico-científico e formação profissional

A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Rede Ebserh), vinculada ao Ministério da Educação, firmou importante parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O acordo vai contribuir para o desenvolvimento técnico-científico e a formação profissional em pesquisa clínica multidisciplinar, além da implementação de ações conjuntas de pesquisa, desenvolvimento e inovação em temas de interesse comum.  O objetivo é viabilizar projetos de pesquisa e iniciação científica nos Hospitais Universitários Federais da Rede Ebserh.

O Termo de Cooperação objetiva a realização do Programa de Iniciação Científica da Ebserh, com investimento de R$ 1,58 milhão em bolsas, para que alunos de graduação desenvolvam atividades de pesquisa científica e também por meio do programa de auxílio a execução de projetos científicos em Hospitais Universitários, vinculados à Rede Ebserh/MEC. O aporte será de R$ 4,86 milhões e consolidará uma parceria que visa o fortalecimento da pesquisa e inovação na Rede.

Serão fomentadas 320 bolsas a alunos dos cursos de graduação da área de saúde, colocando-os em contato com a pesquisa, visando proporcionar aprendizagem de técnicas e métodos científicos. Também integra a parceria o primeiro programa conjunto entre a Ebserh e o CNPq de auxílio a execução de projetos científicos, para apoiar e complementar projetos selecionados no Edital Universal do CNPq e que terão parte de sua execução nos HUF da rede Ebserh.

A parceria com o CNPq é parte de um conjunto de iniciativas da empresa, para destinar recursos orçamentários próprios à organização de apoio à pesquisa clínica, nos Hospitais Universitários Federais (HUFs). O objetivo é garantir maior estabilidade para a realização de pesquisas, processo que inclui um conjunto de ações de logística de preparação do edital, divulgação, recebimento de propostas, reuniões da comissão julgadora, entre outros passos até a publicação dos resultados selecionados.

“A Ebserh está dando um passo muito importante na sua função primordial, que é apoiar os HUFs, que fazem da Rede. Essa cooperação com o CNPq é um passo decisivo num segmento fundamental da nossa missão, que é a pesquisa”, explicou o presidente da Rede Ebserh/MEC, Oswaldo Ferreira.

Sobre a Rede Ebserh

Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Com informações do Ministério da Educação

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo