Rede de drenagem construída por shopping afunda

O que parecia ser um simples buraco em via pública era algo bem mais complexo. Essa foi a constatação da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) quando chegou à Avenida Gustavo Paiva, em Cruz das Almas para fazer o reparo na via, na manhã deste sábado (20).

Os técnicos detectaram um grande problema na rede de escoamento das águas pluviais, construída pelo Parque Shopping, antes de sua inauguração. De acordo com os primeiros levantamentos houve falha na execução do projeto de drenagem, o que tem causado graves transtornos para a população.

O secretário Mac Lira, titular da Seminfra, que acompanhou de perto todo o serviço, informou que a Secretaria foi acionada pela Defesa Civil por conta de um pequeno afundamento e a equipe de galerias agiu rapidamente ao identificar que se tratava de um comprometimento da rede de drenagem, que passa em frente ao Parque Shopping.

“Desde sábado, a Prefeitura trabalha para não deixar a via interrompida por tanto tempo, já que se trata de uma avenida de tráfego tão importante para Maceió. Porém, sabemos que a obra é emergencial e, possivelmente, será necessário reabrir o pavimento para concluir o serviço”, explicou Mac.

Segundo Mac, tudo leva a crer que haverá necessidade de trocar toda a rede, inclusive construindo uma caixa de passagem para conter a água que desce da Josepha de Mello em direção à Gustavo Paiva, a fim de evitar novas ocorrências.

A Seminfra já acionou judicialmente o Parque Shopping para que seja corrigido mais um erro de execução de projeto, que afeta a Grota da Amizade, localizada no entorno da Avenida Josepha de Mello. A rede de drenagem também foi executada pelo shopping e precisa ser reparada o quanto antes.

A empresa que forneceu os tubos instalados para passagem das águas das chuvas também esteve no local e explicou que, visivelmente, há uma erro na execução do projeto. O representante da empresa informou que deveria existir uma distância mínima de 30 cm, entre os tubos de 1200 mm e a rende antiga, de concreto, o que não ocorreu. “Esse afastamento é o que garante o adensamento do tubo ao solo garantindo a resistência da tubulação”, explicou Victor Passos.

Trânsito

O trânsito continua bloqueado nas Avenidas Josepha de Mello e Gustavo Paiva – sentido Centro – até que todo o trabalho seja concluído pela Prefeitura de Maceió.