Receita abre consulta ao último lote de restituição do IR

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A partir das 9h desta quarta-feira (09) a Receita Federal abre a consulta ao sétimo e último lote de restituição do Imposto de Renda 2015. O lote também inclui restituições referentes às declarações dos anos de 2008 a 2014 que estavam na malha fina.

O depósito das restituições, para quem tiver Imposto de Renda a receber, será realizado no dia 15 de dezembro, na próxima terça-feira.

No total, 2.721.019 contribuintes receberão restituições referentes à declaração de 2015 neste lote. Ao considerar também as restituições das declarações anteriores, que estavam na malha fina, 2.819.112 pessoas serão contempladas no sétimo lote, totalizando mais de 3,6 bilhões de reais em créditos.

Veja, na tabela a seguir, os valores liberados e a correção aplicada em cada ano:

Ano do exercício Número de Contribuintes Valor (R$) Correção pela Selic
2015 2.721.019 3.421.698.287,69 8,63% (maio de 2015 a dezembro de 2015)
2014 57.496 100.989.054,16 19,55% (maio de 2014 a dezembro de 2015)
2013 19.080 30.622.156,08 28,45% (maio de 2013 a dezembro de 2015)
2012 12.507 23.467.930,48 35,70% (maio de 2012 a dezembro de 2015)
2011 8.613 21.986.724,40 46,45% (maio de 2011 a dezembro de 2015)
2010 235 773.006,95 56,60% (maio de 2010 a dezembro de 2015)
2009 126 395.390,04 65,06% (maio de 2009 a dezembro de 2015)
2008 36 67.450,20 77,13% (maio de 2008 a dezembro de 2015)

Fonte: Receita Federal

Como consultar os créditos

Para saber se a sua declaração foi liberada, basta acessar a página da Receita na Internet e informar o CPF e o ano da declaração que você deseja consultar. A página que se abrirá em seguida informará se a sua restituição será liberada neste lote, ou se a declaração ainda está na base de dados da Receita Federal, o que significa que a declaração caiu na malha fina (veja o que fazer se você caiu na malha fina).

O contribuinte também pode checar se está enquadrado neste lote ligando para o Receitafone, pelo número 146, ou ao acessar o aplicativo da Receita para tablets e smartphones. O app está disponível para download em aparelhos com sistema iOs e Android.

A restituição ficará disponível no banco durante um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, deverá requerê-la pela internet, por meio do Formulário Eletrônico – Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no portal e-CAC, no serviço Extrato do Processamento da DIRPF.

Caso o valor não seja creditado em sua conta corrente, o contribuinte poderá ir a qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento, por meio do telefone 4004-0001 (capitais) e 0800-729-0001 (demais localidades) para agendar o crédito em conta corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.

Exame

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