Quer doar sangue no feriadão? Saiba os horários do Hemoal Arapiraca e Maceió

Nesta segunda-feira (30) é feriado estadual em homenagem ao Dia do Evangélico. E que tal aproveitar o feriadão para doar sangue e, desse modo, praticar um gesto nobre, que pode salvar até quatro vidas? Se você tem esse objetivo, é importante se planejar e ficar atento aos horários de funcionamento do Hemocentro de Alagoas (Hemoal).

Neste sábado (28), o Hemoal Arapiraca, situado no prédio do Laboratório Municipal, na rua Desportista Ernesto Alves Siqueira, no bairro Centro, vai funcionar, excepcionalmente, das 8h às 16h. Já o Hemoal Maceió, localizado no bairro Trapiche, ao lado do Hospital Geral do Estado (HGE), vai abrir em seu horário habitual, das 8h às 17h.

Na segunda (30), feriado estadual em homenagem ao Dia do Evangélico, o Hemoal Maceió vai atender aos doadores no horário das 8h às 17h. Já o Hemoal Arapiraca, irá funcionar apenas internamente, com o propósito de liberar sangue aos hospitais e maternidades públicas do Agreste, Sertão e Baixo São Francisco.

Chamamento aos evangélicos – A gerente do Hemoal, Verônica Guedes, faz um chamamento aos evangélicos para que aproveitem o dia dedicado a eles e pratiquem um gesto de solidariedade, comparecendo à Unidade Maceió. “Esse é o dia adequado para comprovar, na prática, a solidariedade e colocar em evidência a mensagem de fazer o bem ao próximo. Com certeza, não há prova de solidariedade maior do que doar um pouco do seu sangue para salvar até quatro vidas”, frisou.

Segundo portaria expedida pelo Ministério da Saúde (MS), ficam impedidos de se candidatar à doação de sangue, os voluntários que tenham contraído hepatite após os 11 anos de idade, além de sífilis, Aids e doença de Chagas. No caso das gestantes e lactantes, é proibida a doação e, para repetir o ato, os homens devem respeitar um intervalo de dois meses e as mulheres ficam impedidas durante três meses.

“Não há desculpas para deixar de dor sangue neste feriadão. Entretanto, é importante lembrar que não se pode ingerir bebida alcoólica antes da doação, além de dormir pelo menos seis horas na noite anterior. Mas, além disso, é necessário estar bem de saúde, portar um documento de identificação com foto, ter entre 16 e 69 anos de idade e peso igual ou superior a 50 quilos”, ressalta a gerente do Hemoal, Verônica Guedes.

Novo coronavírus – Quanto aos voluntários infectados pelo novo coronavírus, há impedimento de doar sangue pelo período de 30 dias, contados após a recuperação. O impedimento momentâneo foi determinado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), órgão vinculado ao Ministério da Saúde (MS). Já os que tiveram apenas contato com pessoas infectadas, devem aguardar 14 dias e, caso não apresentem sintomas da Covid-19, podem se dirigir até o Hemoal.




Botão Voltar ao topo