Quase 1.300 pessoas visitaram às exposições Partitura Cromática e Desaguar e Identidade pelo site da Diteal

A pandemia da Covid-19 segue desafiando ao exigir novas formas de levar a arte ao público diante da suspensão das visitas presenciais nos teatros e galerias. Desde o ano passado, a Diretoria de Teatros do Estado de Alagoas (Diteal) vem realizando uma programação virtual para que a arte não pare e que possa proporcionar um respiro aos artistas e plateia.

Dando continuidade ao calendário de exposições artísticas, foram realizadas as mostras Partitura Cromática, do Coletivo Sonata Têxtil, e Desaguar e Identidade, do projeto Ciclos Visuais. Pela primeira vez, a Diteal fez visitas guiadas online para estudantes. Mais de 1.300 pessoas fizeram o tour virtual. Dessas, quase 600 foram alunos da rede pública de ensino.

“É muito gratificante poder gerar uma interação entre arte, cultura e educação, em tempos tão difíceis. Essas três grandes ferramentas de formação de cidadãos precisam andar juntas. Graças a parceria entre a Diteal e educadores, podemos proporcionar o contato dos estudantes com o universo das artes. Agradecemos à equipe da Diteal envolvida neste trabalho e, em especial, aos professores por estarem sempre conosco no Projeto Escola, seja através das visitas presenciais ou virtuais”, disse a diretora-presidente da Diteal, Sheila Maluf.

Os professores, grandes parceiros da Diteal e entusiastas da iniciativa, entraram em contato com a equipe responsável pelo agendamento e propuseram às suas turmas uma aula diferente com uma galeria de arte pelo computador conectado à internet. Os monitores da Diteal guiavam as visitas e atuavam como interlocutores entre artistas e os estudantes.

“Sobre as visitas virtuais às exposições Partitura Cromática e Ciclos Visuais, podemos afirmar que foram as melhores experiências de conectividade que os alunos da Rede Municipal de Educação de Maceió tiveram até o momento nesse período de pandemia da Covid-19. Diante do desafio de envolver os alunos da Rede Pública em atividades remotas, por conta de uma série de fatores, que vão desde a falta de acesso à internet e às tecnologias, como também a situação de vulnerabilidade, conseguimos alcançar resultados positivos com as visitas virtuais através do Projeto Mandala ProCultura. Resultados esses que impactaram, principalmente, no interesse e motivação do aluno que se vê desanimado com o isolamento.  Oito escolas municipais envolvidas e 507 participantes, na sua maioria alunos, nos apontam que estamos no caminho certo”, avaliou Tércio Smith, do Setor de Ação Cultural da SEMED.

O professor continua: “Durante a exposição e, por meio da interação online com os Artistas, Técnicos do Setor de Ação Cultural e os Monitores da Diteal, que aqui quero ressaltar a capacidade técnica, os alunos e professores puderam aprofundar o conhecimento sobre as artes visuais e debater sobre questões importantes a respeito do protagonismo feminino dentro da arte, intolerância religiosa e racial, diversidade cultural e também sobre questões emocionais geradas pelo isolamento social.

Sendo assim, vemos que o Projeto Mandala ProCultura em parceria com a Diteal, é super importante, pois ele proporciona que os alunos tenham o acesso à produção artística e isso ajuda os alunos a expandirem seu horizonte cultural e a desenvolverem o olhar e outras percepções de mundo que a Escola neste contexto pandêmico não teria condições de oferecer. Dessa forma, o Projeto contribui em vários sentidos: para construirmos uma cultura de paz no universo escolar, a partir do respeito à diversidade cultural, para a expansão da sala de aula em meio virtual e para uma formação integral do nosso aluno”, concluiu o professor.

Para a professora Michelle Alcântara, a visita virtual às exposições foi uma experiência valiosa e enriquecedora. “Foi um momento único para os meus alunos do 6º ao 9º ano, da Escola Estadual Professor Sebastião da Hora, que puderam ter contato com a arte alagoana e ainda conversar com as artistas. Muitos desses meninos e meninas nunca tiveram a oportunidade de conhecer obras de arte e visitar um museu.

A aula aliou teoria e prática. As vivências e experiências adquiridas com esse momento vão fazer parte da vida de todos esses adolescentes. Muitos jovens em condição de vulnerabilidade começaram a se interessar pelas artes plásticas e pela possibilidade de expressar suas emoções através de pinturas, desenhos, textos.

Foi possível ter uma relação direta com pessoas que trabalham com arte, ampliando a compreensão de mundo. Com esse momento, foi possível explorar, conhecer e contemplar as diversas manifestações das artes visuais encontradas no âmbito familiar, escolar e da comunidade, possibilitando a construção do olhar, a ampliação da imaginação e da simbolização, a partir do repertório imagético pessoal e a valorização da diversidade cultural da comunidade local”, observou a professora.

Próxima exposição:

Agora, a Diteal trabalha na montagem da próxima exposição “Fauna”, da artista Ana Cahú, que será aberta virtualmente no dia 17 de junho de 2021, pelo site: diteal.al.gov.br. A artista visual contemporânea autodidata é do Rio de Janeiro e mora em Maceió há mais de 35 anos. Nesta exposição, Ana Cahú busca, por meio de suas pinturas, chamar a atenção para a necessidade urgente de preservação da fauna e da flora brasileiras.

Representantes de grupos de escolas e instituições sociais já podem agendar as visitas guiadas online à exposição Fauna. Basta entrar em contato com o setor responsável pelo agendamento, coordenado por Cristiane Honorato, pelo telefone: (82) 3315-5660/ 98884-6885, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, ou pelo e-mail escolasditeal@gmail.com. O agendamento é gratuito.

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