Público da Bienal recebe orientação e cuidados de saúde

Dando continuidade às ações de saúde na 9ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas, nesta terça-feira (5) foi a vez da Coordenação de Doenças Crônicas, da Rede de Urgência e Emergência, Gerência de Educação e Promoção em Saúde (GPES) e do Programa de IST/Aids e Hepatites Virais da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) ofertarem serviços aos frequentadores do evento. As ações se concentraram no Estacionamento de Jaraguá, bairro onde estão concentradas as atividades deste ano.

Uma das ações oferecidas foi a aferição de pressão arterial e teste de glicemia. Uma equipe da Gerência de Atenção às Doenças Crônicas da SMS ficou à disposição do público no evento. “É importante fazermos essa verificação de pressão e glicose, pois boa parte da população não sabe que pode ter hipertensão ou diabetes. Então aqui fornecemos orientações sobre a importância de consultas médicas regulares, de verificar as taxas. É um trabalho, sobretudo, educativo, onde informamos como funcionam as unidades de saúde, que estão de portas abertas para receber esses pacientes”, explicou Rosana Albuquerque, enfermeira do Pronto Atendimento da UBS João Paulo II, no Jacintinho.

“Se detectarmos pressão alta já orientamos como proceder e, se for um caso de urgência, a gente também encaminha essas pessoas para os serviços de referência, como hospitais ou mesmo as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) do município”, completou.

Já Valquíria Bezerra é psicóloga da Rede de Urgência e Emergência (RUE) da SMS e acredita que é fundamental trazer ações de saúde para espaços como este. “É importante que os adultos e também estudantes que estão frequentando a Bienal tenham a consciência de que os cuidados com a saúde são indispensáveis. Então, junto aos profissionais das Doenças Crônicas, estamos fazendo esse trabalho educativo, além de orientar sobre como proceder em casos que necessitem de primeiros socorros”, destacou.

A Gerência de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), Aids e Hepatites Virais da SMS também esteve presente promovendo, durante a manhã, uma roda de conversa sobre Gênero e Diversidade Sexual com representantes do projeto de extensão da Uncisal, Grupo (R)Existir. Já no período da tarde funcionarão os Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA) com a realização de testes rápidos para detecção de HIV, Sífilis e Hepatites B e C.

O método utilizado permite que, em apenas meia hora, o paciente faça o teste, conheça o resultado e receba o serviço de aconselhamento necessário. “Trabalhamos com equipes de saúde preparadas para acolher e aconselhar a todos os pacientes, em especial, àqueles detectados com sorologia positiva, que necessitam de suporte psicológico e encaminhamentos adequados”, destacou a gerente do Programa de IST/Aids e Hepatites Virais da SMS, Tereza Carvalho.

Durante a tarde, a partir das 17h também serão realizadas as atividades do Programa Consultório na Rua.

Educação em Saúde

A Gerência de Educação e Promoção em Saúde (GPES) da SMS também esteve presente na programação desta terça com as áreas de alimentação/nutrição, atividades físicas e prevenção ao Aedes aegypti.

De acordo com Kelly Barros, nutricionista da GPES da SMS, os estudantes que estão participando da Bienal poderão contar com diversas atividades lúdicas ligadas à educação em saúde. “Temos o prato saudável, que é para eles montarem uma refeição adequada, livre de muito sal, açúcar e aditivos alimentares que fazem mal à saúde. Estamos também com o painel da alimentação saudável, onde buscamos conscientizar sobre os rótulos de alimentos, enfatizando, sobretudo, que se alimentar é muito mais que comer, é um ato político”, destacou a nutricionista.

A área técnica da SMS, responsável pelo combate às doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, levou à Bienal jogos infantis, exposição de fotos e teatro de fantoches para esclarecer para o público infantil sobre os perigos das doenças transmitidas pelo vetor. Profissionais dos Núcleos de Atividades Físicas (NAF) do município informaram à população sobre os pontos da cidade onde existem os núcleos e que tipos de atividades eles oferecem para o público em geral.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo