Provas do Encceja são remarcadas para agosto

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anunciou nesta sexta-feira (09) em publicação no Diário Oficial da União (DOU) a alteração no cronograma de aplicação da edição 2020 do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). As provas, que aconteceriam em 25 de abril em 622 municípios brasileiros, foram postergadas para o dia 29 de agosto. A medida foi tomada em virtude do atual cenário da pandemia de COVID-19.

Alagoas teve 18.840 inscritos na edição 2020 do exame, que oportuniza a certificação de conclusão do ensino médio ou fundamental para pessoas que abandonaram os estudos. De acordo com o Inep, o estado teve 3.130 inscritos para o ensino fundamental e 15.710 para o ensino médio, sendo o quarto com o maior número de inscrições no Nordeste – ficando atrás apenas da Bahia, Ceará e Sergipe. Em todo o Brasil, foram 1.630.046 inscrições confirmadas, das quais 301.438 para o ensino fundamental e 1.328.608 para o ensino médio.

Oito municípios serão polos de aplicação no estado: Maceió, Arapiraca, São Miguel dos Campos, Delmiro Gouveia, Porto Calvo, Rio Largo, Santana do Ipanema e União dos Palmares.

Material de estudo- O Inep disponibilizou em seu site material de estudo do ensino fundamental e do médio para os candidatos que se submeterão ao exame no dia 25, assim como provas e gabaritos de edições anteriores. O conteúdo pode ser acessado no site do instituto (www.gov.br/inep) na seção Áreas de Atuação – Avaliação e Exames Educacionais – Encceja- Materiais de Estudo.

O Exame – O Encceja é destinado a jovens e adultos que não concluíram os estudos na idade apropriada, desde que tenham, no mínimo, 15 anos completos para o ensino fundamental e 18 anos completos para o ensino médio na data de aplicação da prova. O Exame será constituído de quatro provas objetivas, por nível de ensino, cada uma contendo trinta questões de múltipla escolha e uma proposta de Redação.

Certificação –  A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) é a unidade certificadora do exame em Alagoas, sendo responsável pela emissão dos certificados de conclusão dos ensinos fundamental e médio para os candidatos aprovados – os quais serão considerados habilitados se atingirem pontuação mínima de 100 pontos em cada uma das quatro áreas de conhecimento e nota igual ou superior a 5 (cinco) na redação.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo
error: Conteúdo protegido!