Prova de vida do INSS volta a ser obrigatória; saiba como fazer online

O Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) retoma o calendário de prova de vida a partir desta terça-feira (1°). A ação visa evitar fraudes e pagamentos indevidos do benefício para aposentados e pensionistas.

Este ano, os segurados poderão realizar o procedimento sem sair de casa usando um aplicativo de biometria facial. Segundo o órgão, cerca de 5,3 milhões de pessoas foram escolhidas para fazer a prova de vida digital.

Como fazer a prova de vida do INSS online?

Para realizar a prova de vida online, a pessoa deve fazer o download do aplicativo Meu INSS. Ao fazer o login, ela será notificada que precisa realizar o procedimento e será direcionada para o app Meu Gov.br.

Em seguida, basta seguir os passos abaixo:

  • Clique em “Autorizações”, depois selecione o item pendente e toque em “Autorizar”;
  • Caso o app solicite, clique em “Permitir” para o uso da câmera do celular;
  • Confirme os dados pessoais solicitados e clique em “Prosseguir”;
  • Leia as dicas para o reconhecimento facial e toque em “Entendi”;
  • Siga as instruções para a leitura facial até o círculo começar a ficar verde;
  • Uma barra azul mostrará quantos segundos faltam para concluir o processo;
  • Então, a prova de vida estará concluída.

Quem pode realizar a prova de vida digital?

O INSS usará a base de dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Por isso, apenas os cidadãos com carteira de motorista ou título de eleitor com biometria cadastrados nesses órgãos serão convocados.

Essas pessoas serão notificadas sobre o procedimento através de sms e e-mails. Por isso, é importante que o cadastro no Meu INSS esteja atualizado.

Nos demais casos, o beneficiário deve comparecer na agência bancária onde recebe o pagamento. Para segurados que não podem se locomover ou acima de 80 anos, é possível solicitar a prova de vida em domicílio no Meu INSS ou ligar no 135.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo