Projetos da Seplag são finalistas no VIII Concurso de Ações Inovadoras

Inovar e utilizar a criatividade em favor da melhoria do serviço público alagoano é uma diretriz que vem regendo o trabalho desempenhado pela Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag). É tanto que três projetos da pasta foram selecionados como finalistas da 8ª edição do Concurso de Ações Inovadoras do Governo de Alagoas.

Um dos projetos que vêm reconfigurando a esfera pública do Estado e que foi selecionado no concurso é o da Disseminação do Modelo de Gestão da Qualidade. Encabeçado pela Superintendência de Modernização e Gestão da Qualidade (Sumoge) da Seplag. A ação vem contribuindo para o controle interno dos processos e procedimentos das secretarias e órgãos do Poder Executivo.

“O trabalho de disseminação é constante e o intuito é que, a partir do modelo de gestão adotado na Seplag, tenhamos uma máquina pública cada vez mais organizada e célere nas respostas à população. Atualmente, 26 instituições participam do projeto e a expectativa é expandir ainda mais essa parceria”, explica Adriana Maia, superintendente da Sumoge.

E foi justamente para implementar a atuação do Modelo de Gestão da Qualidade, que a Sumoge decidiu criar, também, uma ferramenta on-line para auxiliar no monitoramento do planejamento estratégico das pastas e da gestão como um todo. A iniciativa, conhecida como Sistema de Gestão da Qualidade Online (SGQ), deu tão certo que também está entre as finalistas do Concurso de Ações Inovadoras.

“O SGQ Online surgiu da necessidade que tivemos de uma plataforma que trouxesse mais facilidade e segurança na hora de fazer o monitoramento das ações a serem desenvolvidas por toda a secretaria. Então, começamos a buscar bases de um software livre, customizamos o sistema, implementamos na Seplag e expandimos para as secretarias vinculadas”, explica a gerente de Modernização de Processos da Sumoge, Adrianna Nunes.

Além de uniformizar as informações internas, o sistema é essencial para respaldar a alta direção da instituição em relação ao desenvolvimento de iniciativas que refletem no andamento do Estado e que são de responsabilidade da secretaria.

“Foi uma solução simples e prática que encontramos para transformar a forma de fazer gestão pública dentro do Governo e, em breve, todos os órgãos que estão participando da disseminação do Modelo de Gestão da Qualidade, também poderão fazer uso do sistema. Para nós, da Sumoge, o resultado no concurso só veio a incentivar ainda mais o nosso empenho e vontade de fazer diferente no serviço público”, afirma Nunes.

Guia de Serviços

Outra ferramenta on-line da Secretaria do Planejamento que está entre os selecionados do concurso é o Guia de Serviços do Governo de Alagoas. A plataforma, desenvolvida pela Superintendência de Produção da Informação e do Conhecimento (Sinc) da Seplag, funciona como um catálogo que reúne, em um só espaço, todas as informações sobre os serviços disponibilizados pelo Governo do Estado.

“Nossa ideia é proporcionar à população alagoana um canal confiável com os dados atualizados dos diversos serviços prestados pelo Estado, diminuindo a duplicidade de informações e oferecendo mais praticidade para o cidadão”, explica o superintendente da Sinc, Thiago Ávila.

De fácil usabilidade, o Guia é um portal que separa as informações por órgão e por áreas temáticas, que servem para tornar mais intuitiva a busca por qualquer serviço no site. Em cada serviço, a população pode conferir diversos dados que devem auxiliar o atendimento, como o tipo de documentação necessária, local de realização e procedimentos a serem seguidos.

“Como servidor publico, é uma enorme satisfação ver o reconhecimento que esse projeto está recebendo, porque nós, servidores, recebemos o desafio de inovar sempre em nossas atribuições. Além de carregar esse significado, o Guia contempla todo o Governo do Estado, sem exceções, e, principalmente, atende a uma necessidade básica da população alagoana, logo, a nossa felicidade é multiplicada”, pontua o superintendente.

Ascom – 16/10/2017

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