Projeto inclui podólogos em equipes multiprofissionais de saúde que tratam diabetes

Gustavo Sales/Câmara dos Deputados
Seminário Brasileiro do Transporte Rodoviário de Carga. Dep. Carlos Chiodini(MDB - SC)
Chiodini: “24% dos gastos com saúde pública estão relacionados ao diabetes”

O Projeto de Lei 1679/21 inclui os podólogos – profissionais que cuidam da saúde dos pés – nas equipes multiprofissionais de saúde da atenção primária que atuam na presença e no tratamento de doenças decorrentes do diabetes. O texto tramita na Câmara dos Deputados.

O deputado Carlos Chiodini (MDB-SC) cita estudo que atesta a importância do podólogo em equipes multiprofissionais de atendimento à pessoa com diabetes. Segundo ele, os próprios profissionais de saúde concordam com a necessidade desse suporte técnico.

“No Brasil, hoje em dia, aproximadamente 24% dos gastos com saúde pública estão relacionados ao diabetes”, diz o autor. “Essa doença, quando não tratada devidamente, provoca a diminuição da sensibilidade na região dos pés, podendo causar no diabético feridas que, se não cuidadas com as técnicas adequadas, podem levar à amputação.”

Segundo o projeto, os serviços especializados de podologia serão prestados por profissionais qualificados conforme regulamento. Esses serviços terão, exclusivamente, a finalidade de prevenir e tratar podopatias causadas pelo diabetes.

Tramitação
O projeto será analisado em caráter conclusivo pelas comissões de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo