Projeto estimula desenvolvimento turístico e ambiental na Costa Verde, no Rio de Janeiro

Os municípios de Angra dos Reis, Mangaratiba e Paraty, no Rio de Janeiro, poderão formar uma Região Administrativa Integrada de Desenvolvimento Sustentável (Rides) com o objetivo de estimular o turismo, a economia e a preservação ambiental, caso seja aprovado o projeto apresentado pelo senador Flávio Bolsonaro (Patriota-RJ). A proposição (PLP 157/2021) ainda autoriza, na chamada Rides Costa Verde, a municipalização de unidades de conservação federais e estaduais.

O Poder Executivo, segundo o texto do projeto, fica também autorizado a instituir o Programa Especial de Desenvolvimento da Rides Costa Verde, tendo como ênfase os projetos “relativos à segurança, ao turismo, ao meio ambiente e à gestão de unidades de conservação, transporte, bem como os demais relativos à infraestrutura básica necessária à geração de empregos e qualificação de mão-de-obra”.

As unidades de conservação, das categorias uso sustentável e proteção integral – acrescenta o projeto – poderão ser revertidas aos municípios interessados, que ficarão autorizados a rever o zoneamento do plano de manejo dessas áreas “flexibilizando-as ou restringindo-as, de acordo com estudos técnicos” com vista a questões socioambientais e de desenvolvimento do turismo sustentável.

Na justificação do seu projeto, Flávio Bolsonaro define a Baía de Ilha Grande como um “cenário paradisíaco” comparável com grandes destinos turísticos do mundo, situação que, no entanto, não reverte em desenvolvimento econômico, social e ambiental. Ele considera que a insegurança jurídica e a complexidade da legislação geral, que desconsidera realidades locais, provoca desperdício de oportunidades na região.

“Algumas marcas da impossibilidade de aproveitar o potencial turístico são a ocupação desordenada em desrespeito à legislação ambiental, a falta de infraestrutura, insegurança, trânsito e de oportunidades. Ou seja, a atual legislação não está garantindo nem a preservação ambiental, tampouco o desenvolvimento da região específica”, lamenta o senador, que citou os baixos índices de desenvolvimento humano (IDH) de Angra dos Reis, Mangaratiba e Paraty.

A proposição também estabelece a criação da Área de Proteção Ambiental (APA) Marinha da Baía da Ilha Grande, sob gestão dos municípios por ela abrangidos.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo