Programa Vida Nova nas Grotas atende cerca de nove mil pessoas com ações de saúde

O projeto Vida Nova nas Grotas concluiu, nesta terça-feira (12), sua programação na área de saúde deste ano. Técnicos da Secretaria de Estado da Saúde estiveram fazendo aferição de pressão arterial e glicose, testes rápidos para sífilis e HIV, além de vacinas para a atualização do calendário de imunização, na Grota da Alegria, no Benedito Bentes.

Foram disponibilizadas aferição de pressão arterial e glicose, testes rápidos para sífilis e HIV, além de vacinas para a atualização do calendário de imunização. Os técnicos da saúde estadual também proferiram palestras sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e higiene bucal.

A técnica Elma Araújo, da Gerência de Atenção Primária da Sesau, informou que as ações incluíram, ainda, palestras sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e higiene bucal, orientações sobre a identificação e combate aos focos do mosquito Aedes aegypti. A ideia, de acordo com a técnica, é fazer de cada participante um multiplicador de conhecimentos para ajudar a combater o mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.

“Realizamos ainda a entrega de repelentes de mosquito e hipoclorito para adicionar na água para ampliar a segurança da população”, destacou Elma. O projeto, segundo ela, percorreu 15 comunidades, de agosto a dezembro, atendendo a aproximadamente nove mil pessoas. “As ações serão retomadas no final de janeiro, já com serviço de ultrassom para atendimento as grávidas”, explicou a técnica.

Presente à ação, o morador Sebastião França, de 64 anos, realizou exames preventivos de pressão e glicose e elogiou a iniciativa. “A comunidade precisa de ações como estas que trazem informação e serviços para todos”, ressaltou Sebastião.

Já a jovem Rayane Silva, de 24 anos, que participou das ações levando seu filho para ser vacinado, disse que adorou as ações. E completou: “É sempre importante que os serviços de saúde aconteçam próximos da nossa residência”, declarou.

Ascom – 12/12/2017

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo