Programa Saúde na Escola realiza exames auditivos no B. Bentes

O Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Maria José de Oliveira, localizada no Benedito Bentes, recebeu nesta segunda-feira (9) a visita do Programa Saúde na Escola (PSE) para uma roda de conversa com pais e responsáveis dos alunos, além de consultas visando prevenir problemas auditivos nos estudantes.

O programa é uma iniciativa do Sistema Único de Saúde (SUS) e existe desde 2009. A partir deste ano a Associação dos Amigos e Pais de Pessoas Especiais (AAPPE) levou para o PSE uma equipe de fonoaudiologia, e o programa passou a oferecer, além de serviços como odontologia e fisioterapia, um acompanhamento para a melhoria da audição e fala dos alunos.

A fonoaudióloga Jesse Oliveira, responsável pela ação no Cmei, explicou que que muitas crianças desenvolvem sequelas nos primeiros anos de vida por falta de informação dos pais. “Muitas crianças crescem com problemas auditivos e na fala por falta de monitoramento de um profissional especializado nos primeiros anos de vida, para passar dicas simples, até de como limpar o ouvido do bebê”, explicou.

Segundo a professora responsável pela ação, Cleiza Nutels, a escolha dos alunos foi feita baseada nas dificuldades que as professoras percebiam no dia a dia. “Foi importante os pais comparecem, porque as crianças que participaram foram alunos que já tínhamos detectado dificuldades, tanto com a audição como com a fala”, afirmou.

Foi a primeira vez que o PSE contou com um grupo de fonoaudiologia. Esta foi considerada uma fase de testes para futuras ações do programa em parceria com AAPPE. A partir desta experiência, será realizada uma programação para outras triagens auditivas nas escolas da rede municipal.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *