Programa que estimula projeto de vida dos estudantes será apresentado a psicólogos escolares

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) vai promover, no dia 7 de julho, uma reunião com psicólogos de 15 escolas para apresentar o Programa Projeto de Vida, que consiste em uma série de encontros com alunos da rede municipal para trabalhar questões emocionais, organizacionais e o incentivo à progressão nos estudos, preparando os estudantes para a vida profissional e adulta.

O programa vai atuar no atendimento à base curricular comum, iniciando o processo de autoconhecimento do aluno, possibilitando uma ampliação mental do estudante em relação ao futuro, não apenas no âmbito escolar. Na sua fase inicial, o projeto irá contemplar 15 escolas, traçando o perfil emocional desses alunos através de aulas que ocorreram no período de 5 meses.

Conforme aponta um estudo da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), ao acompanhar 7 mil crianças e adolescentes, em 2020, o número de casos de transtornos psicológicos se intensificou durante a pandemia. É por isso que os psicólogos vão trabalhar, em sala de aula, com as emoções dos estudantes como um dos pilares do programa.

Piloto

O programa inicia a fase teste no dia 7 de julho e terá sua culminância em dezembro. Finalizada a fase de teste, será implantado em todas as escolas da rede municipal de ensino que trabalham com pré-adolescentes e adolescente do 6º ao 9º ano, residentes em áreas de vulnerabilidade social.

A reunião está programada para o dia 7 de julho no auditório da Semed, com a participação da Coordenação de Ensino Fundamental e a Coordenação de Programas e Projetos Educacionais.

A técnica de Ensino Fundamental da Semed, Cheila Vasconcelos, destacou que essa parceria atende uma demanda crescente que está sendo observada nas escolas, com foco na questão emocional do aluno, preparando-o para trilhar os caminhos que a vida irá lhe proporcionar.

“O projeto visa preparar e direcionar os alunos na questão emocional, nesse momento de decisões sobre o futuro, sobre o querem ser no futuro e sobre como eles enxergam a sua realidade, qual o caminho a ser trilhado, para alcançar seus objetivos, pois é muito difícil para esses adolescentes decidirem sobre o que querem fazer e ser no futuro, já que em sua maioria residem em áreas de carência e podem acreditar que por esses motivos não terão perspectiva de uma melhoria de vida”, explicou Cheila Vasconcelos.

Cheila Vasconcelos, técnica do ensino fundamental. Foto: Cortesia.
Cheila Vasconcelos, técnica do ensino fundamental. Foto: Cortesia.

A técnica afirmou, ainda, que o programa vai mostrar que os estudantes podem construir um futuro ao trilhar um caminho para a vida.

“Os estudantes irão ter orientações, através da escola e dos psicólogos, para alcançar seus sonhos, pois é dentro da escola que começamos esse caminho”, concluiu.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo