Programa auxilia usuários que desejam parar de fumar

Programa Cessação do Tabagismo tem quatro núcleos espalhados pela cidade com atendimento adaptado por conta da pandemia

Em funcionamento desde 2014, o Programa de Cessação do Tabagismo da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), é uma importante iniciativa para quem deseja parar com o vício do cigarro. Em funcionamento em quatro locais — II Centro de Saúde Dr. Diógenes Jucá Bernardes (Poço), UBS João Paulo II (Jacintinho), UBS Aliomar Lins (Benedito Bentes) e UBS Durval Cortez (Prado) —, o Programa já atendeu mais de cinco mil pessoas.

II Centro de Saúde Dr. Diógenes Jucá Bernardes é um dos locais que atende aos usuários. Foto: Ascom/SMS

De acordo com Gilda Teodósio, coordenadora do Programa de Cessação do Tabagismo do município, por conta da pandemia da Covid-19, alguns métodos de trabalho tiveram que ser adaptados para continuar atendendo aos usuários que precisam do serviço com o necessário distanciamento social. “Não estamos formando grupos grandes de forma presencial, estamos atendendo duplas a cada hora. Também estamos fazendo reuniões online, atendimentos via WhatsApp e lives com profissionais de saúde”, explica Gilda.

Levando em consideração que os fumantes são integrantes do grupo de risco para a Covid-19, se faz cada vez mais necessário o tratamento. “Se o fumante já têm tendência a ser um pouco mais ansioso que o normal, com a pandemia, esse impacto está maior. Eles têm um desafio e nosso maior objetivo é fazer pará-los de fumar. O apoio da família e dos amigos também é muito importante nessa trajetória”, reforça a coordenadora.

Para ter acesso ao tratamento, o paciente não precisa de encaminhamento médico, basta ir ao Núcleo mais próximo de sua comunidade portando RG e cartão do SUS para fazer a inscrição. No local, existe uma lista de espera e as pessoas vão sendo chamadas para os novos grupos de acordo com o surgimento de vagas. Durante a realização do cadastro, são coletados dados pessoais e são feitas perguntas relacionadas às condições de saúde e ao vício.

O tratamento

O acompanhamento tem duração de um ano e segue a metodologia proposta pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA), por meio de livros que surgiram de vários estudos da experiência com câncer e doenças relacionadas ao tabaco. Os usuários também passam por avaliação médica para avaliar a necessidade de prescrever alguma medicação para auxiliar na tentativa do usuário largar o cigarro.

Os usuários contam com o acompanhamento de uma equipe multidisciplinar composta por fisioterapeutas, assistentes sociais, enfermeiros, psicólogos, nutricionistas e médicos.

Ana Cecília da Silva – Ascom/SMS

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo