Profissionais de saúde são capacitados sobre práticas de amamentação

Profissionais que atuam em hospitais, maternidades e nos bancos de leite humano da capital e do interior de Alagoas, participaram, na terça-feira (30), de uma oficina de formação de aconselhamento em amamentação, promovida pelo Ministério da Saúde (MS) juntamente com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). O objetivo é proporcionar aos profissionais de saúde orientações em amamentação com base em teoria e prática. O evento aconteceu na Universidade Tiradentes (Unit), localizada no bairro Cruz das Almas, em Maceió.

De acordo com Taíse Gama, técnica do Núcleo de Saúde para a 1ª Infância da Sesau, a meta da oficina é formar facilitadores estaduais em aconselhamento e amamentação, uma vez que eles vão ter o compromisso de disseminar os aprendizados em praticamente todo o Estado para outros profissionais de saúde que lidem diariamente com mulheres grávidas que enfrentam, muitas vezes, dificuldades e desafios para conseguir amamentar.

Para Tereza Odete, facilitadora do MS, a oficina também consegue ajudar os profissionais a dar autonomia para as mães decidirem em amamentar ou não os seus filhos. Desse modo, para isso acontecer, é preciso que os especialistas estejam preparados para apoiá-las nessa decisão. Segundo ela, o método pode ser aplicado desde o início do pré-natal até o nascimento da criança. “Até porque, se a mulher não tiver conhecimento e um diálogo com o profissional de saúde, ela não vai estar preparada para iniciar a amamentação e, consequentemente, pode ocorrer o desmame precoce”, garantiu.

Meta da oficina é formar facilitadores estaduais em aconselhamento e amamentação (Fotos: Carla Cleto)

Tereza Odete ressaltou, ainda, que a oficina não é voltada para o manejo clínico em aleitamento materno. No entanto, é importante para viabilizá-lo, pois, pelo aconselhamento, os profissionais vão poder tentar desenvolver habilidades para ajudar as mães a entender e a decidir melhor sobre como conduzir o processo da amamentação. “Esses profissionais que estão aqui, hoje, carregam consigo a experiência do manejo clínico, agregando conhecimento em relação não só ao aconselhamento, mas, também, à amamentação”, destacou a facilitadora do MS.

Conforme observa a técnica do Núcleo de Saúde para a 1ª Infância da Sesau, a oficina trabalha diversas abordagens, tanto teóricas quanto práticas. Nesta quarta-feira (31), os alunos vão colocar todo o conteúdo aprendido para as mães que estão em alojamentos conjuntos na Maternidade Escola Santa Mônica (Mesm), localizada no bairro Poço, em Maceió.

“A metodologia da oficina tem muitos momentos participativos, onde os alunos colocam seus conhecimentos prévios ao tema proposto pelas facilitadoras. Existe o momento em que a gente discute sobre o propósito do aconselhamento, como isso surgiu e, também, há uma ocasião em que debatemos as habilidades em que o profissional precisa desenvolver, através de exercícios, na qual cada pessoa responde individualmente alguns questionários. Isso é importante para que possamos avaliar todas as habilidades que estamos tentando desenvolver  durante esses dois dias”, afirmou Taíse Gama.

Ascom – 31/10/2018

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo