Professor da Ufal é eleito secretário executivo da Iniciativa para a Ciência e Tecnologia

O professor Fábio Guedes Gomes, vinculado à Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (Feac) da Ufal e diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), foi aclamado por entidades representativas nacionalmente para assumir a Secretaria Executiva da Iniciativa para a Ciência e Tecnologia no Parlamento Brasileiro (ICTP.Br).

A ICTP.Br é uma associação da comunidade brasileira de ciência, tecnologia e inovação para atuação permanente junto aos parlamentares no Congresso Nacional e, também, em Assembleias Legislativas e Câmaras Municipais, em prol do desenvolvimento científico e tecnológico do país.

“Será um grande desafio coordenar os trabalhos e as ações, bem como conduzir as deliberações do Conselho Diretor da entidade. Esse é um fórum muito privilegiado, que tenho uma grande satisfação de retornar, agora na orgulhosa missão de Secretário Executivo”, comenta o gestor, que já vinha colaborando com a inicitava.

O professor Fábio Guedes vai suceder o ex-ministro de CT&I Celso Pansera. Ele agradeceu o convite ao presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), professor Renato Janine Ribeiro, e a sua vice, professora Fernanda Sobral.

De acordo com Fábio Guedes, a nova função o permitirá “trabalhar, ainda mais, pelo ecossistema de CT&I do estado de Alagoas e pelas políticas governamentais, por meio da Fapeal, quando estivermos juntos na luta pela CT&I brasileira”.

Economista e doutor em Administração Pública, Fábio Guedes Gomes é professor da Feac, atuando na graduação em Economia e nos Programas de Pós-graduação em Economia Aplicada (PGEA) e Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação (Profnit).

Também fazem parte do Conselho Diretor da ICTP.Br representantes de instituições como Academia Brasileira de Ciências (ABC); Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes); os conselhos nacionais das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap); das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif); das Fundações de Apoio as Instituições Federais de Ensino Superior (Confies); dos Secretários Estaduais de Ciência, Tecnologia e Inovação (Consecti); além do Instituto Brasileiro de Cidades Inteligentes, Humanas & Sustentáveis (Ibra-Chics) e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo