Professor Arnóbio Cavalcanti se aposenta da Ufal deixando legado como gestor

Resolutivo e dedicado são algumas das principais características do professor Arnóbio Cavalcanti, que encerra nesta segunda-feira (17), o ciclo de 33 anos na Ufal. O reitor Josealdo Tonholo destacou o trabalho feito por Arnóbio nos últimos 15 meses, quando assumiu a Pró-reitoria de Gestão Institucional (Proginst) num momento de definições importantes.

“Arnóbio esteve conosco trazendo seu conhecimento de gestão e de finanças, fazendo os ajustes necessários para adequar a Ufal à nova realidade das nossas pandemias – de saúde e orçamentária – e nos brindou com vários avanços, como a regulamentação das bolsas e instrumentos de descentralização orçamentária, que ficarão como legados”, disse Tonholo.

Ao ingressar na Ufal, em 1988, ele iniciou a jornada acadêmica como professor da graduação e, em seguida, da pós-graduação, com pesquisas e projetos que conduziram os estudantes do antigo Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), hoje Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (Feac).

Mas Arnóbio ainda projetou o nome da Ufal com as oportunidades que teve em colaborar nas gestões de vários governos estaduais, municipais e até no Ministério do Trabalho. A portaria de aposentadoria da Universidade foi publicada nesta segunda, mas o trabalho do experiente profissional continua em novos desafios no cenário estadual. Seus pares na instituição agradeceram o período dedicado:

“Parabéns pela trajetória brilhante! Toda a Feac se regozija, mas também lamenta a aposentadoria do professor Arnóbio. Fará muita falta, mas as portas estarão sempre abertas, e os companheiros estarão sempre à espera!”, ressaltou o diretor da Feac, Gustavo Madeiro.

“Agradeço por toda atenção dispensada quando precisamos! Sempre com muita tranquilidade, zelo e carinho com quem ou o que tratava nossas demandas!”, destacou o vice-diretor do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS), Renato Rodarte.

A vice-reitora da Ufal, Eliane Cavalcanti, apresentou congratulações: “Parabéns ao professor Arnóbio pela condução da Proginst nos últimos quase dois anos, desejando sucesso em sua nova jornada”.

E os servidores que formaram vínculos além da instituição também registraram uma homenagem, como o chefe de Gabinete Ubirajara Oliveira, o Bira, amigo pessoal de Arnóbio: “Meu grande amigo, foi um prazer incomensurável trabalharmos mais uma vez numa gestão e na administração superior da Ufal. Estamos juntos, sempre. Sucesso na sua nova jornada!”

Para o reitor Tonholo, o professor e gestor se despede deixando aberto um caminho de volta: “Uma vez Ufal, sempre Ufal! Tenho certeza de que as portas da nova casa do Arnóbio estarão sempre abertas para nós, como as da Feac e as da Ufal estarão para ele”.

Quem assume a liderança da Poginst é Jarman Aderico, que já integra a equipe da pró-reitoria. “Jarman é servidor de carreira da Ufal, com amplo conhecimento da Universidade e da missão que passa a cumprir. Ao Jarman, nossas boas vindas e votos de um trabalho profícuo!”, disse Tonholo, e Eliane completou: desejo um excelente trabalho, como ele já vem fazendo há anos na Proginst!”

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo