Previne Maceió: Prefeitura realiza ações para amenizar problemas causados pelas fortes chuvas

Na Avenida Fernandes Lima foram abertas 23 bocas de lobo – Foto: Daniel Paulino

Diante do alto volume de chuva que caiu na capital nas últimas horas, as equipes do Programa Previne Maceió foram distribuídas em todas as áreas da cidade para fazer os reparos emergenciais e diminuir os danos provados à população. Em Maceió, choveu nas últimas 24 horas 80% do volume de chuva esperado para o mês de abril.

Técnicos da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) reforçaram a limpeza e desobstrução de galerias de águas pluviais, além de avaliar outros canais para escoamento da água. Em Fernão Velho, as equipes voltaram para fazer uma avaliação na rede de drenagem, sendo necessário a intervenção em uma das galerias devido à obstrução causada pela tubulação da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal).

Na Ladeira da Chã da Jaqueira, um outro canal de drenagem foi desobstruído para dar fluidez às águas que descem pela encosta. Na Avenida Fernandes Lima, que registrou alguns pontos de alagamentos, as equipes abriram 23 bocas de lobo e fizeram retirada de lixo.

Equipes a Sudes realizaram limpeza no Riacho do Silva, em Bebedouro – Foto: Daniel Paulino

Devido aos alagamentos nas residências no bairro de Bebedouro, as equipes da Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) realizaram uma nova limpeza no Riacho Silva para facilitar a descida da água.

 “Distribuímos equipes em todos os pontos críticos, com mapeamento da Defesa Civil e apoio de todas as construtoras que estão envolvidas nos processos de trabalhos de toda a cidade. A equipe técnica de engenheiros da Seminfra esteve distribuída também em todos os pontos e nós estamos agora empenhados em reduzir o máximo possível os estragos que a chuva causou na cidade”, assegurou o secretário de Infraestrutura, Nemer Ibrahim.

As equipes da Semifra ainda realizaram a limpeza da via na Ladeira da Granja, em Bebedouro, após o deslizamento de barreira. No Litoral Norte, foi feita a limpeza em trecho da Rodovia AL-101, em Riacho Doce, parcialmente interditada devido à queda da barreira.  Outros serviços foram realizados em Jaraguá, Farol, Feitosa e Tabuleiro.

Equipes fizeram reparos em Fernão Velho – Foto: Ascom Seminfra

O coordenador do Programa Previne Maceió, secretário de Governo Francisco Sales, pede para toda população que reside em área de risco permanecer em alerta devido ao aviso meteorológico que prevê a continuidade das chuvas até esta quinta-feira (16).

“Nós estamos trabalhando em forma de alerta em diversas áreas da cidade e colocando as equipes para atender as ocorrências que dão entrada através do 199 da Defesa Civil. Vamos dar andamento, de maneira emergencial, a desobstrução das galerias para diminuir os alagamentos e garantir a assistência a todas as famílias”, reforça Francisco Sales.

Volume de chuvas

Nas últimas 24 horas alguns postos pluviométricos registraram volumes acima de 150mm, como é o caso dos localizados no Santos Dumont, Tabuleiro do Martins e Cidade Universitária, 177mm, 165mm e 163mm, respectivamente.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo