PREVINE BRASIL: Alagoas alcança 1° lugar no atendimento odontológico a gestante pelo SUS

Alagoas alcançou o 1° lugar no país na meta do indicador odontológico de atendimento às gestantes. Hoje, durante o lançamento do Plano Nacional de Garantia do Pré Natal Odontológico no SUS, sete dos dez municípios alagoanos que atingiram acima de 90% do indicador do Previne Brasil de consulta odontológica à gestante apresentaram suas experiências exitosas. O evento ocorreu nos dois turnos do auditório do hotel Hitz Lagoa da Anta e foi realizado pelo Ministério da Saúde/Coordenação Geral de Saúde Bucal.
Os municípios agraciados foram: Totônio Vilela, Jequiá da Praia, Quebrangulo, Piaçabuçu,  Jacaré dos Homens, Campo Alegre, Branquinha, Igreja Nova, Craíbas e Santa Luzia do Norte. Os que expuseram hoje as estratégias usadas para que as metas fossem alcançadas foram: Igreja Nova (Leonardo Powell), Teotônio Vilela (Felipe Nunes e Edson), Jacaré dos Homens (Guilherme Melo), Piaçabuçu (Ana Paula Soares), Campo Alegre (Robertson Delano), Branquinha (Paloma Pacheco) e Jequiá da Praia (Kátia Valéria).
Ainda no Encontro dos Coordenadores Municipais de Saúde Bucal,  durante a tarde, teve a palestra da coordenadora da Equipe Saúde Bucal de Messias Lidiane Rocha. Ela mostrou os  fatores que interferem no acesso e adesão das gestantes ao tratamento odontológico.
Para o presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems-AL) Rodrigo Buarque a performance dos municípios com a certificação do MS evidencia o esforço conjunto de todos que fazem a saúde bucal, desde às coordenações deste setor às demais áreas afins. “O resultado só foi possível graças ao engajamento das  equipes. Todos estão de parabéns”, concluiu.
Sair da versão mobile