Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, vencedoras Alagoanas são anunciadas

Premiadas vão representar Alagoas na etapa nacional, no próximo dia 13, em Brasília

A mulher alagoana é forte por natureza, mas as empreendedoras daqui são ainda mais. Isso ficou provado durante a cerimônia de reconhecimento da etapa estadual do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, edição 2017, realizada nessa quarta-feira (01), na sede do Sebrae em Alagoas. O prêmio reconheceu mulheres que transformaram seus sonhos em realidade, servindo de exemplo para tantas outras que sonham ser empreendedoras de sucesso.

Na categoria Microempreendedora Individual (MEI), o prêmio foi para Juliana de Oliveira, da Jubeleta Ateliê, empresa maceioense especializada em fazer enfeites, bonecos, lembranças e diversos objetos em feltro. Há três anos no mercado, o ateliê fica no bairro do Farol, em Maceió, e já vende para outros estados e até outros países. A empresária falou sobre a sensação e as expectativas ao receber o prêmio.

“Comecei há pouco tempo o meu trabalho e, para mim, é uma emoção muito grande receber o Prêmio Mulher de Negócios. Esse é mais um incentivo para que eu continue a realizar esse sonho. Por meio do Prêmio, vou alçar voos maiores. Vou participar da etapa nacional e, quem sabe, vencê-la”, comentou a empresária.

Juliana também deixou um recado para outras mulheres que buscam espaço no mercado. “Que elas nunca desistam dos sonhos, que corram atrás, busquem se capacitar como eu fiz. O Sebrae nos dá muito apoio nesse quesito. Muitas vezes, a gente acha que sabe de tudo do nosso negócio, mas descobrimos, no dia a dia, que não sabemos de nada. Acreditem e apostem na sua ideia. A mulher tem uma força única”, incentivou.

Já na categoria Pequenos Negócios, a vencedora foi Karen Caroline Sandoval, diretora da Expand Soluções, empresa que atua no mercado desde 2013, oferecendo consultorias e conciliação eletrônica de contas médicas em hospitais e na área de saúde em geral, por meio de um sistema próprio. Com sede em Maceió, a empresa faz jus ao nome e já atende grandes empresas do ramo hospitalar pelo país afora, e conta com uma equipe formada por 10 mulheres.

A empresária, que já havia ficado em terceiro lugar no prêmio em 2015 e agora alcançou a premiação principal em Alagoas, revela como conseguiu crescer. “Estou muito feliz com o reconhecimento. Isso veio por meio da mudança de nossa organização, através das consultorias indicadas pelos Agentes Locais de Inovação (ALI); agora, ficamos em primeiro lugar. Atrelar qualquer produto e serviço ao reconhecimento que o Sebrae dá é de muita importância para a empresa. Traz uma visibilidade enorme. Agora, estou em uma expectativa muito grande para representar o nosso estado lá em Brasília e, quem sabe, ganhar. Em outras oportunidades, mulheres daqui ganharam o nacional. Quem sabe nós (ela e a Juliana) não trazemos mais dois troféus de Brasília?”, provocou.

Empreendendo na vida

Outra história que emocionou o público presente foi contada por Rosa Maria Lima, empreendedora do Espaço Educacional Rosalva de Lima, do município de Igaci, no Agreste alagoano. Ela ficou com o 2º lugar na categoria Pequenos Negócios. Rosa Maria abriu sua empresa em 2010, quando ainda enfrentava um câncer de endométrio, tecido que recobre a face interna do útero. Empreender ajudou Rosa a encarar a doença de frente e a superá-la.

“Eu renasci das cinzas. Eu estava no fundo do poço e, durante minha segunda cirurgia, quando fiquei sete dias internada, tive a ideia de abrir a escola. Foi esse negócio que me fez sair daquela situação de profunda tristeza. Ainda tratando o câncer, aproveitei a necessidade de mercado, que não tinha opção para educação infantil, e comecei. Isso me salvou da depressão. Foquei na ideia e tirei ela do papel. Fiquei surpresa com esse reconhecimento. É uma emoção sem tamanho! Isso é resultado de um trabalho que vem sendo feito com muito amor, dedicação e sacrifício. A cada dia, ficamos mais motivados”, acrescentou Rosa Maria.

Ainda durante a cerimônia, Ronaldo Moraes, diretor técnico do Sebrae em Alagoas, destacou a importância do prêmio para fomentar o empreendedorismo entre as mulheres e o papel feminino na sociedade como um todo.

“Essa iniciativa nos ajuda a ressaltar a importância da mulher no mundo dos negócios. Hoje, no Brasil, elas representam 52% dos empreendedores. Isso mostra o peso da mulher para as pequenas empresas, além daquilo que muitas vezes não é percebido por nós: a relevância da mulher no cotidiano, em seus lares e na sociedade. Elas cuidam de seus negócios, mas, ainda assim, têm um papel muito forte na vida familiar. O prêmio não reconhece apenas casos de sucesso de gestão, mas, principalmente, experiências de governança protagonizadas por mulheres e o jeito feminino de fazer negócio”, arrematou.

Etapa Nacional

As vencedoras vão representar Alagoas na etapa nacional do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, que será realizada no próximo dia 13 de novembro, em Brasília. Além disso, elas poderão utilizar o selo do prêmio, e ganharam, também, cursos do Sebrae em áreas como marketing e gestão financeira.

O prêmio é realizado por meio da parceria entre o Sebrae, a Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) e a Federação das Associações de Mulheres de Negócios e Profissionais do Brasil (BPW), com apoio técnico da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).

Ascom – 05/11/17

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo