Prefeitura vai ampliar atendimento do Dentista na Comunidade a partir da segunda (4)

As portas do Ginásio da Escola Maria José Carrascosa, no Vale do Reginaldo, abriram pouco antes das 9h desta sexta-feira (1º) e já tinha gente à espera de atendimento pela ação Dentista na Comunidade. A procura está sendo tão grande que a Prefeitura de Maceió vai ampliar o serviço, já a partir da próxima segunda (4), quando além da van com uma equipe de odontologia, haverá também atendimento na unidade de saúde do local.

O Dentista da Comunidade reúne os serviços de saúde bucal, feito pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), e o cadastramento de moradores de Maceió no Cadastro Único (CadÚnico), pela Secretaria de Assistência Social (Semas), para obter o Número de Identificação Social (NIS), e com ele conseguir se cadastrar em programas sociais do governo.

Durante a manhã desta sexta, segundo dia da ação, dezenas de pessoas procuraram o local, como a Maria Aparecida, moradora do Reginaldo, que foi com o filho João Victor, 9 anos, até o ginásio para finalmente extrair alguns dentes que a incomodavam.

Maria Aparecida e o filho João Victor foram atendidos pela ação (Foto: Juliete Santos/Secom Maceió)
Maria Aparecida e o filho João Victor foram atendidos pela ação (Foto: Juliete Santos/Secom Maceió)

“Uma vizinha me contou que estava tendo essa ação e eu vim. Eu tenho vergonha de sorrir, tenho que botar a mão na boca. Nem de tirar foto eu gosto, mas com fé em Deus já vou arrancar hoje”, comemora.

As principais demandas que chegam ao Dentista na Comunidade são além de extração, limpeza de tártaro, obturação e outros casos mais graves que já estão sendo encaminhados para as especialidades por meio do Sistema Geral de Regulação (SGR).

Gerente de Saúde Bucal, Ducy Lily Farias acompanha atendimentos (Foto: Juliete Santos/Secom Maceió)
Gerente de Saúde Bucal, Ducy Lily Farias acompanha atendimentos (Foto: Juliete Santos/Secom Maceió)

Segundo a gerente de Saúde Bucal da SMS, Ducy Lily Farias, os pacientes que chegam estão passando por uma triagem com dentista e, se for caso de especialidades, já sai do local com encaminhamento para marcar no posto de saúde, no prazo médio de 15 a 20 dias.

“Esse atendimento é também para isso: quando a dentista vê que a pessoa está com uma doença periodontal grave, que é quando há sangramento na gengiva e tártaro, já encaminha para a especialidade, ou em caso de exodontia de maior complexidade. Além disso, aqui no Dentista na Comunidade, o paciente recebe orientação de escovação, passa por aplicação de flúor, e depois, se o atendimento for para a unidade móvel, já é atendido”, explica.

A previsão de atendimento da ação é de 20 pessoas por dia, que deve dobrar a partir de segunda-feira, com os encaminhamentos diretos para a unidade de saúde.

Simultaneamente, a Semas realiza no local o Cadastro Único para que as pessoas obtenham o NIS e benefícios como o Auxílio Brasil, a Tarifa Social de Energia, fazer inscrição na habitação, entre outros.

Vanessa de Souza veio de longe para realizar o cadastro único / Foto: Juliete Santos
Vanessa de Souza veio de longe para realizar o cadastro único / Foto: Juliete Santos

Vanessa de Souza, moradora da Santa Lúcia, veio de longe porque disse que sempre tem dificuldade para fazer o cadastro e hoje viu uma boa oportunidade. “Quando eu ia fazer, sempre tinha muita gente. Foi uma oportunidade quando vi nas redes sociais, achei muito interessante. Não tem muita gente, está muito bem organizado e acho que deveria acontecer em outras comunidades”, sugere.

A ação segue no Vale do Reginaldo até o próximo dia 8 de julho, sempre das 9h às 17h, e em seguida vai para a orla lagunar, de 11 a 15 de julho.

Confira cronograma:

4 a 8 de julho – Vale do Reginaldo (Escola Maria José Carrascosa) – das 9h às 17h

11 a 15 de julho – Parque da Lagoa (Vergel do Lago) – das 9h às 17h

18 a 22 de julho – Parque dos Caetés (Benedito Bentes – das 9h às 17h

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo