Prefeitura reforça campanha de combate ao trabalho infantil

Hoje, 12 de junho, é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil. A Prefeitura de Maceió está apoiando a campanha promovida pelo Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI), que pretende mobilizar a população e alertar para o risco de crescimento do trabalho infantil durante a pandemia do novo coronavírus. Este ano o tema da campanha é“‘Covid-19: agora, mais do que nunca, protejam crianças e adolescentes do trabalho infantil”.

Como parte da campanha, a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e outros órgãos municipais estarão atuando para conscientizar a população sobre o combate ao trabalho infantil, especialmente nessa época de pandemia.

Segundo Liranise Alves, coordenadora de Enfrentamento ao Trabalho Infantil da Semas, as ações programadas para este ano têm o objetivo de sensibilizar a população e motivar a reflexão sobre as consequências do trabalho infantil. “Queremos mostrar como a pandemia da Covid-19 tem afetado também milhares crianças e adolescentes e suas famílias, aumentando os índices de trabalho infantil”, destacou a coordenadora.

De acordo com o secretário municipal de Assistência Social, Henrique Alves Pinto, Maceió tem um trabalho permanente de combate ao trabalho infantil. “As equipes da Semas fazem a identificação por busca ativa, com as equipes do Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas) e do Peti Violante – que é um projeto para identificar crianças e adolescentes em vulnerabilidade social que estejam trabalhando – , oferecendo encaminhamentos adequados às famílias e diminuindo a incidência de trabalho infantil e juvenil na capital. Neste momento de pandemia, a equipe da Semas continua atuando e a população pode denunciar casos de trabalho infantil nos Centros de Atendimento Especializado de Assistência Social (Creas), via telefone convencional, whatsapp e por e-mail”, explicou Henrique.

Entre as ações da campanha, a Coordenação Geral de Enfrentamento ao Trabalho Infantil da Semas está produzindo um vídeo com o artista alagoano Chameguinho, que será veiculado este mês. O cantor interpretará uma música em ritmo junino abordando a temática. O vídeo será divulgado nas redes sociais, rádio e TVs. A Semas também distribuirá máscaras com a logo da campanha para servidores e parceiros, além das crianças e adolescentes assistidos nas unidades.

Também haverá a divulgação da campanha durante as lives de artistas locais promovidas pela Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC). Os profissionais da Secretaria Municipal de Educação (Semed) estão também fazendo a sua parte, divulgando a campanha durante as videoconferências realizadas entre os técnicos.

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) iniciou também uma campanha de conscientização nos principais terminais de ônibus da capital e na frota de coletivos que fazem parte do Sistema Integrado de Mobilidade de Maceió (SIMM). Foram fixados cartazes da campanha nos equipamentos públicos de embarque de passageiros de Maceió e em toda frota de ônibus do SIMM.

O dia 12 de junho, Dia Mundial contra o Trabalho Infantil, foi instituído pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em 2002, data da apresentação do primeiro relatório global sobre o trabalho infantil na Conferência Anual do Trabalho. Desde então, anualmente a OIT convoca a sociedade, os trabalhadores, os empregadores e os governos do mundo todo a se mobilizarem contra o trabalho infantil.No Brasil, o 12 de junho foi instituído como o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil pela Lei Nº 11.542/2007.

Neste período de pandemia do novo coronavírus, a população pode denunciar casos de trabalho infantil nos Centros de Atendimento Especializado de Assistência Social (Creas).

– Creas Paefi Jatiúca

E-mail: creas.jatiuca@hotmail.com whatsapp 3312-5963

– Creas Paefi Poço

E-mail: creaspaefipoco@gmail.com whatsapp 3312-5964 / 98752-9843

– Creas Paefi Benedito Bentes

Whatsapp 3312-5961

– Creas Paefi Orla Lagunar

E-mail creasorlalagunar@hotmail.com whatsapp 3312-5962

– Creas Santa Lúcia

E-mail creaspaefisantalucia@hotmail.com whatsapp 3312-5965

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo