Prefeitura inicia operação de limpeza e higienização nos bairros do Pilar

 

A Prefeitura do Pilar iniciou, nessa quinta-feira (02), uma grande operação de limpeza e higienização de ruas e espaços públicos nos bairros mais atingidos pela ação das fortes chuvas que caem em várias regiões do estado. A ação mobiliza equipes das secretarias municipais de Governo, Saúde e Urbanismo, percorrendo diversas localidades para eliminar o risco de proliferação de doenças.

Inicialmente, os agentes estarão em localidades nas quais houve registro de alagamento. Eles também vão contar com o apoio de um caminhão pipa na limpeza das ruas mais afetadas, como explica o secretário de Governo, Paulo Santos.

“Vamos atuar, ainda, com a colaboração dos agentes de combate às endemias do nosso município, para que possamos fortalecer o trabalho de prevenção a doenças como a dengue e a chikungunya, transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypit”, reforça o secretário, lembrando a importância de a população também fazer a sua parte.

Isso porque o tempo chuvoso favorece não somente a reprodução do mosquito, mas também a proliferação de outras doenças, como a leptospirose, visto que os agentes infecciosos conseguem se espalhar mais facilmente. “As equipes também vão fiscalizar os terrenos baldios em busca de possíveis criadouros, enquanto o caminhão vai despejar água e hipoclorito de sódio durante a limpeza das ruas”, emenda Santos.

AUXÍLIO ÀS FAMÍLIAS

Na sexta-feira (27), o prefeito do Pilar, Renato Filho, anunciou a liberação imediata de R$ 700 mil em materiais de construção para a reforma das residências danificadas em meio às fortes chuvas. Em pouco mais de uma semana, já choveu mais de 540 milímetros na cidade do Pilar.

Sobre o auxílio, Paulo Santos afirma que a Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social, conclui um levantamento para identificar todas as residências que sofreram algum tipo de avaria.

“Em virtude da ação das chuvas, o prefeito Renato Filho determinou que ampliássemos o alcance do programa Pilar Doce Lar, cujo objetivo é reformar duas mil residências. Vamos contemplar, inclusive, aquelas moradias que apresentam uma infiltração na parede, por exemplo. Basta que o proprietário informe a situação”, esclarece o secretário.

E além da assistência prestada pelo Município, o Governo de Alagoas também anunciou uma série de medidas para assistir os mais de 20 mil alagoanos que precisaram deixar suas casas. Uma delas é o pagamento de um auxílio de R$ 2 mil para cada família desalojada ou desabrigada – o montante será pago, em quatro parcelas iguais, nos meses de junho, julho, agosto e setembro.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo