Prefeitura inicia intervenção de urgência em pontos de erosão na costa de Maceió

Bigbags sendo instalado na orla de Jatiúca. (Foto: Junior Bertoldo /Ascom Seminfra)

A Prefeitura de Maceió iniciou, na manhã desta quarta-feira (10), a intervenção de urgência para frear o processo erosivo na costa da capital em oito pontos da orla marítima, começando pela Jatiúca nas imediações do empresarial JTR.

A instalação dos bigbags acontece em caráter de urgência devido ao acelerado ritmo de degradação da infraestrutura costeira. O processo de implantação dos grandes sacos de areia seguirá diariamente, de acordo com a tábua da maré presente em Maceió e deverá ser finalizado dentro do prazo de 90 dias.

Sacos são preenchidos com areia da praia. Foto: Júnior Bertoldo/Ascom Seminfra
Sacos são preenchidos com areia da praia. (Foto: Júnior Bertoldo/ Ascom Seminfra)
Área degradada pela força do mar na Jatiúca. Foto: Junior Bertoldo/Ascom Seminfra
Área degradada pela força do mar na Jatiúca. (Foto: Junior Bertoldo/ Ascom Seminfra)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Logo após haverá a aplicação de duas tecnologias definitivas nos 12 pontos de erosão identificados pela Defesa Civil de Maceió, que vão do Pontal da Barra até a Praia da Sereia, em Riacho Doce. Na Jatiúca, próximo ao JTR, será utilizada a tecnologia “blocos articulados” que funcionará como um escudo para proteger a orla, dissipando as forças das ondas.

Nos outros pontos será instalada a tecnologia holandesa conhecida como “anéis hexagonais”. Esta funcionará como uma grande colmeia que absorverá a água do mar, retendo a areia e dissipando o impacto das ondas antes de chegar na infraestrutura da orla. Este equipamento não precisa de manutenção.

Blocos articulados funcionarão como escudo na costa marítima. Foto: Junior Bertoldo/Ascom Seminfra
Blocos articulados funcionarão como escudo na costa marítima. (Foto: Junior Bertoldo/ Ascom Seminfra)
Anéis hexagonais absorverão a água do mar, retendo a areia e dissipando o impacto das ondas. Foto: Junior Bertoldo/Ascom Seminfra
Anéis hexagonais absorverão a água do mar, retendo a areia e dissipando o impacto das ondas. (Foto: Junior Bertoldo/Ascom Seminfra)
 

 

 

 

 

 

 

 

Dentro dos próximos 15 dias, a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) estará apresentando ao Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA) o projeto definitivo de contenção contra o avanço do mar, a fim de receber autorização ambiental para recuperar e proteger os 12 pontos emergenciais na orla marítima da capital alagoana.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo