Prefeitura inaugura novo Parque Infantil Sustentável nesta quinta (11)


Nesta quinta-feira (11), às 09 horas, o prefeito Rui Palmeira inaugura o quarto Parque Infantil Sustentável de Maceió. Instalado no primeiro trecho do Corredor Vera Arruda, na Jatiúca, o novo equipamento foi viabilizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Semds), por meio do Programa de Adoção de Áreas Públicas. A adoção foi realizada pela empresa Amaru Sustentabilidade, que também foi parceira da gestão na entrega dos demais parques.

Além do Vera Arruda, onde também foram realizadas intervenções para melhorar o espaço público, há equipamentos com estrutura semelhante na orla da Pajuçara e Ponta Verde. Os três primeiros parques foram entregues por meio de parceria com os restaurantes Lopana e Parmegianno e os hotéis Ponta Verde e Maceió Mar Hotel.  O Parque Infantil Sustentável segue uma tendência nacional em relação à utilização de materiais ecologicamente corretos e sustentáveis em espaços públicos de lazer e convívio social.

“Com a utilização do eucalipto e do pinus, que são altamente resistentes, a entrega deste novo espaço com o apoio da iniciativa privada reforça o compromisso da gestão da Prefeitura com o meio ambiente. Além disso, por ser instalado em uma área pública, o equipamento tem baixo custo de manutenção e é de grande durabilidade, já que diariamente deve receber crianças”, ressalta o prefeito Rui Palmeira.

Com a entrega, o novo Parque Infantil Sustentável recebe já nesta quinta-feira uma festa em homenagem ao Dia das Crianças, organizada em parceria com a Associação dos Moradores do Stella Maris. No local, a partir das 17 horas, serão realizadas brincadeiras, apresentações musicais, oficinas de educação ambiental e pintura facial.

Estrutura

Pensando na região em que foram instalados, os brinquedos são feitos com material resistente à maresia, de fácil e baixa manutenção, se adequando esteticamente ao ambiente mais rústico típico da orla. Além do eucalipto e do pinus, o Parque conta com cordas náuticas, material que também é resistente ao tempo. Os brinquedos foram produzidos com material 100% renovável de ciclo curto.

A madeira proveniente do reflorestamento contribui com a redução da pressão sobre as matas nativas, ajuda a retirar o dióxido de carbono da atmosfera e, com grande potencial ambiental, também minimiza o efeito estufa. Apesar do material ser suscetível à deterioração pelo fator natural e orgânico, os eucaliptos e pinus que deram forma às gangorras, balanços, cavaletes, estação de playgrounds e outros brinquedos são tratados e oferecem condições plenas para que o Parque alcance um longo tempo de vida útil, superior a 10 anos, com segurança, beleza e sustentabilidade, tanto no contexto ambiental quanto econômico.

Serviço

O quê: Inauguração do 4º Parque Infantil Sustentável de Maceió

Quando: quinta-feira, dia 11 de outubro de 2018

Horário: às 09 horas

Local: primeiro trecho do Corredor Vera Arruda, na Jatiúca, próximo ao quisque da Unimed.

Ascom – 10/10/18