Prefeitura de Maceió entrega 10 novos veículos para hemodiálise

Entrega-de-10-novos-veículos-para-transporte-de-pacientes-da-hemodiálise-2-768x576

A Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) entregou na manhã desta sexta-feira (10) na Praça Santa Terezinha, (a conhecida Praça do Bicentenário), no Conjunto José Tenório, 10 novos veículos para o transporte de pacientes renais crônicos, o que permite um acesso mais fácil ao tratamento de hemodiálise realizado nos hospitais. A cerimônia contou com a presença de diversos secretários municipais, vereadores e líderes comunitários.

Com a iniciativa, a frota disponibilizada para o serviço passará dos atuais sete carros (quatro kombis, duas Vans Topic e um Jumper) para 10 veículos Renault Master Vitre, dotados de bancos confortáveis e ar-condicionado, com capacidade para 16 pessoas, sendo oito usuários e oito acompanhantes responsáveis pelos pacientes. Com a substituição, a lista de espera pelo serviço, que hoje possui 62 pessoas, será reduzida.

O prefeito Rui Palmeira, destacou que este é um importante momento para a saúde maceioense. “É com grande satisfação que entregamos esses veículos. Agora, os usuários que precisam de tratamento de hemodiálise contam com transporte adequado e adaptado. Apesar de todas as dificuldades, conseguimos trabalhar e realizar mais essa entrega para a população”, destacou Rui Palmeira.

Entrega-de-10-novos-veículos-para-transporte-de-pacientes-da-hemodiálise.-2-1024x576

Para o secretário municipal de Saúde, José Thomaz Nonô, os veículos antigos eram desconfortáveis para os pacientes e com a nova frota, os usuários podem ter mais conforto e qualidade. “Com os novos veículos, buscamos agregar mais conforto ao serviço e diminuir o sofrimento dos pacientes no enfrentamento de uma doença tão severa”, afirma o secretário. José Thomaz Nonô, destaca ainda que a gestão tem trabalhado para assegurar a eficiência da atenção básica, com reformas de unidades de saúde, abastecimento de medicamentos e ampliação de serviços.

De acordo com o vice-prefeito Marcelo Palmeira, a iniciativa atende a determinação do prefeito Rui de melhorar o serviço para a população mais necessitada. “O foco do trabalho da SMS está na atenção básica, a exemplo da regularização dos medicamentos para hipertensos e diabéticos, na construção de unidades de saúde e no ordenamento do atendimento médico, de modo que estamos atendendo cada vez mais e melhor a população mais carente de Maceió”, disse.

Atualmente, 239 pacientes fazem uso desse transporte para se deslocar às sessões de hemodiálise, que acontecem diariamente, de segunda a sábado, incluindo feriados, em três turnos diferentes. Com a disponibilização desses novos veículos, o atendimento dessas demandas será ampliado e as dificuldades dos pacientes com este tipo de tratamento serãos minimizadas.

O coordenador de transporte da SMS, Normaci Monteiro, ressalta o grande desafio que foi readequar o transporte de hemodiálise do município. “Uma das solicitações da gestão foi a reestruturação do transporte de hemodiálise e hoje conseguimos atender a população com carros maiores. Com os novos veículos, atendemos a mais de 120 processos com solicitação de transporte”, afirmou.

A garantia de um atendimento de maior qualidade para os pacientes que precisam do transporte para hemodiálise é um esforço da atual gestão em conjunto com o Conselho Municipal de Saúde (CMS).

Ascom/SMS

Artigos relacionados