Prefeitura de Maceió detalha projeto de revitalização para moradores da Garça Torta

Ruas do bairro receberão obras de pavimentação, drenagem e esgotamento sanitário

Diante do impasse sobre a pavimentação das ruas do bairro de Garça Torta, o secretário de Governo, Francisco Sales, se reuniu, nesta terça-feira (30), com os moradores para esclarecer alguns pontos do projeto de revitalização da região. O planejamento vai integrar todo o sistema executado no litoral norte.

Acompanhando de Marcelo Maia, coordenador das Obras do Programa Revitaliza Maceió,  Francisco Sales ouviu os questionamentos de parte dos moradores sobre a rejeição do asfalto na localidade, e detalhou que coube à gestão atual a execução da obra. Os serviços já haviam sido paralisados em dezembro do ano passado diante do questionamento do grupo de moradores.

“Nós compreendemos os argumentos de alguns moradores com relação à promessa que não foi cumprida pela antiga gestão em fazer o calçamento com paralelepípedo, mas o projeto prevê a pavimentação para cinco ruas do bairro e temos a execução sob nosso responsabilidade”, afirma Sales.

Os moradores expuseram suas queixas sobre a obra, principalmente sobre o escoamento do esgoto gerado pelas famílias e o impacto ambiental naquela região. Segundo Francisco Sales, foi proposto à comunidade continuar com a execução da obra de pavimentação ou fazer a devolução da verba do projeto, mas a maioria optou pela continuidade dos trabalhos.

“Essa obra está sendo executada dentro do Programa Revitaliza Maceió financiado com recursos oriundos do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) e, como o projeto foi aprovado para pavimentação, não conseguimos fazer a modificação como uma parte dos moradores solicitou. Se continuasse tendo a rejeição da pavimentação, nós teríamos que devolver essa verba”, pontuou o secretário de Governo.

O presidente da Associação dos Moradores da Garça Torta, José Correia, afirmou que o impasse teve início com uma pequena parcela dos moradores. “Nós vivemos aqui há mais de 30 anos e sabemos bem das dificuldades que passamos, principalmente no período de chuva. Temos alguns aparelhos públicos que ficam inutilizados quando a rua principal enche de água. Esse pedido era antigo de toda população e agora temos a chance de ver nosso bairro mais estruturado”, colocou o presidente da Associação.

Obra contempla drenagem e esgotamento sanitário

O bairro de Garça Torta integra o conjunto de obras estruturantes em toda região norte que beneficiará mais de 40 ruas com esgotamento sanitário, drenagem e pavimentação. Somente no bairro serão executados 2.757 m² de esgotamento e mais 498 m² de drenagem.

O coordenador do Programa Revitaliza Maceió explicou aos moradores que todo esgotamento sanitário será destinado para uma estação elevatória no bairro de Saúde, onde passará por tratamento adequado. “Todo o projeto foi elaborado para não causar nenhum impacto ambiental naquela região turística e cultura, que é uma preocupação dos moradores. Nosso empenho é garantir uma execução de qualidade”, afirmou Marcelo Maia.

No Litoral de Maceió, as localidades onde os serviços já chegaram são: Garça Torta, Conjunto Gurguri, Conjunto Elias Pontes Bonfim, Praia da Sereia, Ipioca, Riacho Doce e Sauhaçuhy.

Gilca Cinara – Ascom SMG

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo