Prefeito Rui Palmeira assina ordem de serviço para obras em áreas de risco

Prefeito Rui Palmeira assina ordem de serviço para recuperação de áreas de risco. Foto: Marco Antônio/ Secom Maceió

Em busca de melhorar a qualidade de vida dos moradores que vivem nas grotas de Maceió, a Prefeitura segue com os trabalhos de recuperação de escadarias, pontilhões e contenção de encostas em diversas regiões da cidade. Na manhã desta sexta-feira (10), o prefeito Rui Palmeira autorizou o início das obras em sete escadarias das Grotas da Moenda, Estrondo, Rafael e Moreira. A assinatura da ordem de serviço integra as ações do Programa Nossa Comunidade, iniciativa do Município que leva melhorias estruturais para áreas de difícil acesso.

Na oportunidade, o prefeito Rui Palmeira destacou a importância da continuidade das ações de melhoria nas grotas da cidade. “A Prefeitura está realizando uma série de ações coordenadas pela Defesa Civil. Esse é um trabalho preventivo e extremamente importante para trazer mais segurança e tranquilidade para todas as famílias que moram nas áreas de risco.Vamos aproveitar o verão para intensificar o trabalho de construção de pontilhões, escadarias e de contenção de encostas para levar mais qualidade de vida para as comunidades”, disse.

Com a iniciativa, serão investidos aproximadamente R$ 315 mil em recursos próprios do Município.  Ao todo, sete escadarias vão ser recuperadas. “Estamos seguindo um cronograma feito pela Defesa Civil, que determina o grau de risco de cada localidade Neste primeiro momento, serão recuperadas duas escadarias na Grota da Moenda, outras duas na Grota do Estrondo, mais duas na Grota do são Rafael e uma na Grota do Moreira”, ressaltou o secretário municipal de Infraestrutura, Ib Brêda.

Essa iniciativa também faz parte da Operação Inverno, ação integrada de diversos órgãos municipais, que previne situações de risco durante a quadra chuvosa. Desde 2014, a Prefeitura de Maceió atua em várias comunidades com os serviços de limpeza, infraestrutura e iluminação para melhorar o acesso dos moradores às grotas e evitar desastres, principalmente, no período de inverno.

“Hoje estamos assinando a ordem de serviço para o início das obras de recuperação das escadarias e em breve voltaremos para acompanhar de perto os serviços. O trabalho nas grotas é intensivo e os serviços de recuperação da iluminação e escadarias também serão ampliados e levados a outros locais”, relatou o vice-prefeito Marcelo Palmeira.

A Superintendência Municipal de Iluminação (Sima) vai levar um serviço moderno e mais econômico aos equipamentos contemplados.“O trabalho consiste em implantar iluminação em LED nas escadarias que serão recuperadas. Com os serviços, vamos tornar a região mais segura”, esclareceu o gestor do órgão, Frederico Lins.

Os moradores já sentem o impacto das mudanças. “Aqui era muito esquisito, mas agora com o reforço na iluminação melhorou até pra segurança da comunidade”, relatou o líder comunitário da Grota da Moenda, Cícero Félix.

Secom Maceió