Prefeito Renato Filho destaca resolutividade na atenção primária em saúde durante evento em Pilar

 

Foto: Reprodução

Pilar é palco de mais um grande evento da classe médica, desta vez para debater a atenção básica em saúde. Trata-se da 1ª edição da Jornada de Atualização Médica, uma iniciativa do Conselho Regional de Medicina de Alagoas (Cremal), por meio do Programa de Educação Médica Continuada, em parceria com a Prefeitura Municipal do Pilar.

Com uma extensa programação, o evento foi aberto na manhã desta quarta-feira (04). O encontro – que acontece no Centro Cultural Mestra Bida, na Chã do Pilar, e também conta com a participação de estudantes – tem sequência nesta quinta (05), quando especialistas vão debater temas como a depressão e a ética no exercício da medicina.

Na oportunidade, o presidente do Cremal, Dr. Fernando Pedrosa, comentou a razão pela qual o conselho realiza a jornada no Pilar. “Nossas atividades se concentram em Maceió, mas sempre interiorizamos as nossas ações. Desta vez, resolvemos realizar este grande evento no Pilar, que é uma cidade importantíssima e que, portanto, não pode ficar de fora do nosso circuito. Estamos muito felizes pela receptividade de toda a equipe da Prefeitura, especialmente do prefeito Renato Filho, bem como pela estrutura que nos foi ofertada”, afirmou o também professor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

Para o secretário municipal de Saúde, Pedro André Moraes, o evento do Cremal é um momento muito importante não apenas para o Pilar. “Recebemos palestrantes renomados para discutir temas extremamente relevantes. Com isso, capacitamos e valorizamos os nossos profissionais, fortalecendo o trabalho aqui desenvolvido. E o acolhimento no Pilar é integral, da atenção básica à média complexidade, tendo o respaldo do Hospital Nossa Senhora de Lourdes, onde realizamos os procedimentos de urgência e emergência, além de várias cirurgias”, disse o secretário, lembrando que, no Pilar, a Prefeitura tem superado o subfinanciamento do Sistema Único de Saúde (SUS) ao investir, anualmente, cerca de 25% da receita corrente líquida do Município – quando a Constituição exige ao menos 15%.

Também presente à cerimônia de abertura, a deputada estadual Fátima Canuto fez um balanço de suas ações – a exemplo da cobrança para se faça, em todo o estado, um levantamento da demanda reprimida por consultas, exames e cirurgias decorrente da pandemia da Covid-19 –, destacando a importância de Alagoas ter uma parlamentar que dispensa especial atenção à Saúde.

“No Pilar, noventa por cento das unidades de saúde ou foram construídas do zero ou foram totalmente reformadas. Isso porque não adianta construir hospital quando não se investe o necessário na atenção básica, na prevenção, no diagnóstico precoce”, salientou Canuto, que também fez uma menção especial à Casa da Mulher Pilarense, referência em atenção à saúde e segurança da mulher.

O prefeito Renato Filho, por sua vez, ratificou que a Saúde é prioridade no Pilar e recordou os desafios do início de gestão. “É uma honra muito grande poder receber este evento. Afinal, levamos a Saúde muito a sério e investimos fortemente em atenção básica. Prova disso é que, em 2017, iniciamos a nossa gestão reabrindo o Hospital Nossa Senhora de Lourdes. Meu pai é médico e, portanto, convivo com a medicina desde muito pequeno. A diferença é que escolhi ser prefeito para poder ajudar as pessoas de outra forma”, ressaltou o gestor, para quem o Hospital do Futuro – já 45% concluído – vai conferir uma resolutividade ainda maior à atenção básica no Pilar. “Ele [hospital] será uma referência e vai se somar às demais unidades construídas por todo o estado”, emendou.

Durante o encontro no Pilar, o Cremal também realiza uma atualização cadastral dos médicos participantes, por ocasião da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), de modo a facilitar, por exemplo, a emissão de receitas por meio da teleconsulta – procedimento que ganhou os consultórios em meio à pandemia.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo